De olho no futuro, Capão do Leão lança Programa Cidade Empreendedora
Iniciativa realizada em parceria com o Sebrae RS prevê ações em seis eixos de atuação nos próximos dois anos
“Este trabalho será um divisor de águas. Queremos preparar Capão do Leão para o futuro”. A frase do titular da Secretaria Municipal de Planejamento, Paulo Ávila, ajuda a entender um pouco da expectativa que o município tem ao dar início ao Programa Cidade Empreendedora. Articulada pelo Sebrae RS, a iniciativa terá um cronograma de ações com viés para o desenvolvimento das pequenas empresas e do ambiente de negócios local durante os próximos dois anos em seis eixos centrais de atuação: Gestão Pública, Educação Empreendedora, Desburocratização, Compras Públicas, Inspeção Municipal e Turismo.
Apesar de ser um marco na cidade, o programa dará sequência ao trabalho desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com o Poder Público local que desde 2009 desenvolve ações conjuntas de fomento ao empreendedorismo. Um dos exemplos mais expressivos é o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo, um dos carros- chefe do município.
“As pequenas empresas são as que movem a economia do município. Hoje já temos muitos resultados e exemplos de pequenos negócios que se desenvolveram e hoje já são empresas de maior porte, empregando até 20 pessoa”, conta Ávila. Segundo ele, uma das metas centrais da iniciativa será ainda incrementar a participação de MPEs nos processos de compras públicas do município. Dados do Sebrae RS indicam que apenas 5% das empresas fornecedoras do Poder Público local são de Capão do Leão.
O programa foi lançado oficialmente na noite da última segunda-feira (12/06), em evento realizado na Câmara de Vereadores do município, e que contou com as presenças do prefeito Vilmar Schimitt; do vereador representante do poder legislativo, Paulo Renato Miranda, do secretário de Desenvolvimento Rural e Econômico, Danilo dos Santos Leite; do secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Manoel Rogério Costa Moura; da secretária de Educação, Milca Vieira Vilela Rodrigues; do Gestor de políticas públicas Fabricio Burkert além do gerente regional Ciro viver e do Diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy. “Temos colhido resultados concretos em todos os municípios onde o programa é desenvolvido. Um dos melhores exemplos é a questão da tributação. Nas cidades atendidas pelo Cidade Empreendedora registramos um aumento de 40% na arrecadação, que ocorre por meio do eixo de Compras Públicas”, destacou Godoy.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/
Foto: Heber Bilhalva