Diário da Manhã

quinta, 16 de maio de 2024

Notícias

Debate aborda inclusão afro-brasileira nas escolas

03 julho
14:49 2014
Encontro faz parte da programação do Conversas do Dia do patrimônio Foto: Eduardo Beleske

Encontro faz parte da programação do Conversas do Dia do patrimônio
Foto: Eduardo Beleske

Nesta quarta-feira (2/7/2014) aconteceu mais uma edição do Conversas do Dia do Patrimônio, no Casarão 6 da Praça Coronel Pedro Osório. As palestras foram conduzidas por Fábio Gonçalves e Helenira Brasil Dias. O tema abordado foi a criação da lei federal 10.639/2003 que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática: História e Cultura Afro-Brasileira.

Fábio, que é professor do Colégio Pelotense, iniciou sua palestra fazendo uma introdução histórica da educação do negro, abordando dados percentuais de afrodescendentes no sistema educacional, o preconceito nas escolas, até o surgimento da lei federal.

O foco da discussão foi a criação da lei federal que inclui a temática no currículo oficial da rede de ensino Foto: Eduardo Beleske

O foco da discussão foi a criação da lei federal que inclui a temática no currículo oficial da rede de ensino
Foto: Eduardo Beleske

Já Helenira, que é supervisora pedagógica do Colégio Estadual Félix da Cunha e há mais de 15 anos integra o Movimento Negro na cidade, abordou como ocorre a aplicação da lei nas escolas.  Segundo ela, a intenção da palestra é popularizar livros da literatura Afro-Brasileira como referencial bibliográfico para quem tem interesse em mudar o conceito visto nas livrarias. “Não precisa ser professor para comprar livros infantis com personagens negros. Hoje as livrarias ainda não os colocam a disposição, sendo necessário fazer encomendas para obtê-los”, disse a palestrante.

Durante o encontro, diversos livros da literatura negra foram expostos, alguns cedidos pelo Colégio Félix da Cunha e outros doados por Fábio para a exposição.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções