Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Defensoria Pública forma primeira turma da Escola de Líderes

10 abril
17:38 2014

Foram seis meses de convívio com adolescentes de 12 a 19 anos, oriundos de algumas das vilas mais pobres de Pelotas e de alguns de seus recantos mais privilegiados financeiramente. Unidos pela Escola de Líderes da Defensoria Pública, eles tiveram aulas de direito, ética, mediação de conflitos, história e outros conhecimentos capazes de ajudá-los a desenvolver em Pelotas a “cultura da paz”, como denomina o resultado deste projeto, o seu idealizador, defensor público Igor Menini.

A Escola visa capacitar jovens como mediadores de conflito no ambiente escolar, familiar e comunitário

A Escola visa capacitar jovens como mediadores de conflito no ambiente escolar, familiar e comunitário

Nesta sexta-feira, às 14h, no auditório da Universidade Católica de Pelotas, a primeira turma de formandos recebe seus diplomas. Em julho de 2013, 120 adolescentes foram selecionados para a Escola, que tem por objetivo qualificar e capacitar jovens como mediadores de conflito no ambiente escolar, familiar e comunitário. A Escola de Líderes faz parte da ação Cidadania Integral, da Defensoria Pública Estadual, que visa aproximar a instituição das pessoas, promovendo não só acesso à justiça, como também o bem-estar social, visando construir uma cultura de paz entre as pessoas.

“Os principais benefícios tem sido a redução de ações judiciais, o encaminhamento pronto das demandas sem necessidade de ingresso no Judiciário, mas, principalmente, desenvolver nos alunos o exercício da cidadania, a dignidade da pessoa humana, propiciando a coexistência de opiniões, posturas e escolhas diversas”, explica o defensor público, que já desenvolveu o projeto em outros municípios onde atuou..

Na primeira turma, os vereadores Ivan Duarte (PT) e Luiz Henrique Viana (PSDB) participaram como preceptores, representando a Câmara Municipal. Este ano, já está escolhido o vereador Rafael Amaral, que vai fazer parte da turma de adultos, que inicia em breve.

Honra – O presidente do Legislativo, vereador Ademar Ornel, considerou “uma honra contribuir com a Defensoria Pública, cedendo o plenário para as aulas da Escola de Líderes. O projeto passa para os jovens uma ideia de liderança e de responsabilidade com o futuro que é muito importante, porque eles vão nos suceder e precisam estar preparados para lidar com as grandes questões que se enfrenta diariamente”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções