Defesa Civil atende moradores da zona rural
Pelo menos 100 residências em Pelotas são danificadas por chuva de granizo, durante a madrugada
Desde as primeiras horas deste sábado (23), a prefeitura de Pelotas por meio da Defesa Civil iniciou uma mobilização para atender as comunidades da zona rural. Durante a madrugada, várias localidades, em diferentes distritos, registraram uma forte chuva de granizo, atingindo em torno de 100 residências. Lonas e mantimentos estão sendo direcionados para as áreas prejudicadas e o Município deve decretar situação de emergência.
Conforme a Defesa Civil as ações começaram com reorganização da Sala de Crise junto aos Bombeiros devido aos novos estragos da última noite na região. Em seguida, os trabalhos deram conta do envio de cerca de 600 metros quadrados de lonas para comunidades da zona rural, onde casas foram danificadas e tiveram os telhados perfurados.
GIGANTES: Chuva de granizo causou prejuízos na zona rural de Pelotas
Situação de Emergência deve ser decretada
Diante das condições climáticas dos últimos dias e dos prejuízos verificados até o momento, a prefeita Paula Mascarenhas informou que deve decretar Situação de Emergência na próxima segunda-feira (25). “Provavelmente na segunda a gente já tenha uma apuração sem contar com as perdas na agricultura ainda mais depois de chuva de granizo, mas só em Pelotas já temos apurados R$ 10 milhões de prejuízo sem contar ainda o levantamento sobre as vias de asfalto e saibro muito danificadas e acreditamos que só na infraestrutura municipal já tenhamos perto de R$ 20 milhões em estragos e prejuízos, fora o que a Emater deve nos passar nos próximos dias e isso já justificaria um decreto”, detalhou Paula.
Atendimentos na área urbana
De acordo com o monitoramento diário, ao longo deste sábado, os níveis de água apontaram elevação em alguns pontos da cidade: Na Colônia de pescadores Z3 as águas subiram mais, nas últimas horas, em função do vento. A Lagoa dos Patos segue oscilando entre 1,70 metro e 1,90 metro, já o Canal São Gonçalo registrou 2,24 metros na régua de medição.
Entrega de mantimentos na região da ponte sobre o Canal São Gonçalo
As Secretaria de Assistência Social e de Saúde (SMS) também atenderam famílias na localidade da ponte sobre o canal São Gonçalo com distribuição de água, leite e fraldas. Para o abrigo na Colônia Z3, onde até o meio da tarde havia mais de 80 pessoas alojadas, foram levados mantimentos como massa, arroz, óleo e água, além de 15 cestas básicas para o Cras em atendimento a outras famílias. Uma equipe de saúde também foi deslocada até a Paróquia João Paulo II para atendimento aos abrigados. A Defesa Civil ainda atendeu pedidos de lonas nos bairros Getúlio Vargas, Navegantes II e Pestano, além de um pedido de telhas. Equipes do Corpo de Bombeiros e Secretaria de Qualidade Ambiental também fizeram o atendimento na Rua Paul Harris, para supressão de um pinheiro exótico com risco de queda sobre uma residência.