Diário da Manhã

Notícias

Defesa Civil atualiza previsão meteorológica para os próximos dias no Rio Grande do Sul

Defesa Civil atualiza previsão meteorológica para os próximos dias no Rio Grande do Sul
04 agosto
19:14 2026

O Centro de Monitoramento aponta risco de tempestades com rajadas de ventos em algumas cidades do Estado

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual (CMDEC) atualizou, nesta terça-feira (4/8), o prognóstico meteorológico para os próximos dias no Rio Grande do Sul, por meio da atualização do Aviso Meteorológico nº 12, com vigência até sexta-feira (7/8).

Na madrugada e manhã de quinta-feira (6/8), há risco de tempestades isoladas com queda de granizo nas regiões Oeste, Campanha e Sul. Já no período da tarde e da noite, há risco de tempestades severas com rajadas de vento (que podem superar os 90 km/h), queda de granizo (que pode ser grande), e chuva pontualmente intensa no Oeste, nas Missões, na Campanha, no Sul, no Centro, nos Vales, na Costa Doce e na Região Metropolitana.

O maior risco é na área em Alerta (laranja) do mapa. Os acumulados variam entre 10 mm/dia e 50 mm/dia, podendo alcançar 80 mm/dia em pontos isolados. No início da madrugada de sexta-feira (7/8), persiste a condição para tempestades com rajadas de vento (que podem superar os 90 km/h) e chuva pontualmente intensa nas regiões Norte, Noroeste, Nordeste, Serra, Vales e Litoral Norte. Além disso, um ciclone extratropical em alto-mar pode causar ventos intensos e superiores a 70 km/h em áreas do Sul e do Litoral Sul na madrugada e manhã de sexta-feira (7/8).

É possível acompanhar em prepara.rs.gov.br/elnino todos os alertas e avisos vigentes da Defesa Civil estadual, além das publicações relacionadas a eventos adversos. O portal também hospeda ferramentas que fornecem em tempo real informações sobre as condições das estradas, o nível dos rios, imagens do radar meteorológico e dados da rede de monitoramento hidrometeorológico, além de serviços de utilidade pública.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções