Diário da Manhã

sexta, 15 de novembro de 2024

Notícias

Defesa Civil e Força Nacional do SUS atuam no Pontal da Barra

Defesa Civil e Força Nacional do SUS atuam no Pontal da Barra
26 junho
16:29 2024

Ação levou atendimento médico a moradores de áreas atingidas pelas inundações

Em meio ao novo avanço das águas no Pontal da Barra, na manhã desta quarta-feira (26), a Defesa Civil Municipal e a equipe da Força Nacional do SUS deram início a mais uma ação de atendimento aos moradores que retornaram às suas casas. Pelo menos cinco famílias, aproximadamente dez pessoas, estão na comunidade, cujo acesso ainda está comprometido no processo de recuperação da única via, a estrada que margeia a Lagoa dos Patos após o Trapiche.

Equipes atendem a comunidade do Pontal da Barra, em Pelotas. Fotos: Michel Corvello.

Conforme o coordenador da Defesa Civil, Eduardo Tejada, a intermediação das demandas é feita pelo órgão municipal e essa já é a quarta ação realizada pelos profissionais da saúde no Pontal. “Essa nova equipe que chegou à cidade integra a base montada na Colônia Z3, organizada pela Força Nacional do SUS, para auxiliar nos atendimentos das populações de áreas atingidas pelas enchentes. Hoje estamos no Pontal e vamos de casa em casa e onde tiver alguém que precise será atendido”, detalhou Tejada.

A primeira casa visitada pela equipe foi a de Rosa Maria Koglin que, mesmo com a elevação da água nas últimas horas, permanece no local. “O atendimento deles é muito bom, isso facilita para a gente. Eles trazem remédios e é muito bom, principalmente agora com essa dificuldade toda”, disse.

Equipes da CEEE/Equatorial também atuam na comunidade realizando a troca dos medidores de energia das residências. O trabalho é para garantir o fornecimento, tão logo esteja restabelecida a rede principal junto à estrada de acesso.

A equipe da Força Nacional do SUS é composta por cinco profissionais de diferentes capitais, como Fortaleza, Recife e Macapá. Dentre eles, estão um médico, enfermeiros e técnico de Enfermagem, que prestam atendimento clínico, como consulta de rotina em torno das doenças crônicas, como hipertensão e diabetes em quadros descompensados. Essa equipe fica na cidade até o domingo (30).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções