Deputados Estaduais reforçam apoio ao Hospital Escola da UFPel em visitas estratégicas

Visitas de Matheus Gomes (PSOL) e Zé Nunes (PT) ao HE-UFPel consolidam parcerias para captação de recursos e avanço das obras do novo hospital 100% SUS de Pelotas
Na quinta-feira (10/7) a governança do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu as visitas dos deputados estaduais Matheus Gomes e Zé Nunes. Uma agenda de articulação política para o fortalecimento da saúde pública.
Durante a manhã, o deputado estadual Matheus Gomes (PSOL), acompanhado de sua assessora Winnie Bueno, esteve na direção do Hospital, onde foi recebido pelo superintendente Tiago Veiras Colares e pelo Gerente Administrativo Ricardo Peter, e da equipe do Setor de Governança e Estratégia (Segov). A visita fruto do trabalho de aproximação com os parlamentares está sendo conduzido pelo Segov, sob a liderança de Mauro Calderipe, chefe do setor, e das analistas Mauren Wenzke e Fernanda Costa. O trabalho tem como objetivo captar recursos de emendas parlamentares para atualização do parque tecnológico do hospital, o único 100% SUS da cidade de Pelotas, referência em diversas áreas para 27 municípios da região sul do estado.
À tarde, o deputado estadual Zé Nunes (PT), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Construção do Novo Hospital Escola da UFPel, visitou o canteiro de obras da nova estrutura hospitalar. Acompanhado pela equipe de gestão do hospital, Zé Nunes recebeu atualizações sobre o andamento das obras do novo Hospital, hospital regional público, e de alta complexidade para a região sul.
Desde 2018, o parlamentar tem atuado ativamente para articular apoio político e mobilizar a sociedade em prol da construção do novo HE-UFPel, que hoje se configura como uma das maiores obras em saúde pública do estado.
Para o chefe do Setor de Governança e Estratégia, Mauro Calderipe, “um dos principais desafios da Instituição diz respeito à aquisição de equipamentos médico-hospitalares e mobiliário para os novos Blocos 1 e 2, que integram o projeto de expansão do Hospital Escola. Os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), garantem a construção da nova estrutura, mas não contemplam a compra de equipamentos, o que reforça a urgência em buscar alternativas viáveis de financiamento. A renovação tecnológica do parque atual de equipamentos é um compromisso formal do Hospital Escola junto ao Acordo Organizativo de Compromissos (AOC) com a Rede Ebserh e nesse cenário, o fortalecimento de alianças com lideranças políticas em todos os níveis, municipal, estadual e federal, é determinante para garantir a sustentabilidade institucional do Hospital Escola”, reforça Mauro.
O professor Tiago Collares, superintendente do HE-UFPel, afirma que “as visitas reforçam não apenas o papel estratégico do HE-UFPel na assistência hospitalar do SUS e na formação de profissionais de saúde, mas também evidenciam a responsabilidade social que temos como hospital universitário em contribuir para a promoção da saúde pública e para o fortalecimento das redes de cuidado. A articulação entre universidade, hospital e lideranças políticas é fundamental para garantir a sustentabilidade institucional com responsabilidade e foco social.”