Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Derrota segura reação Xavante

07 março
09:09 2016

Juventude é melhor, faz  1 a 0 na Baixada e tira o time rubro-negro da zona de classificação

O Brasil esperava confirmar uma nova fase no Campeonato Gaúcho, conquistado uma vitória diante do Juventude, neste domingo, no Bento Freitas. Mas pela terceira vez na competição a confiança dos rubro-negros se transformou em frustração. O time segue sem vencer em casa. E desta vez o peso da decepção foi maior: derrota de 1 a 0 – gol marcado por Hugo, aos 20 minutos do primeiro tempo.

O resultado deixa o Brasil fora da zona de classificação para as quartas de final, mas com a mesma pontuação do Novo Hamburgo, o oitavo colocado. Em contrapartida, a diferença para a zona de rebaixamento é de apenas dois pontos. O técnico Rogério Zimmermann reconheceu que anda preocupado, mas independente da posição na tabela de pontuação. “Eu estaria preocupado, mesmo que o Brasil estivesse na liderança. Minha preocupação é constante”, afirmou.

Brasil insistiu muito na bola alta na área do Juventude: derrota mantém jejum dentro de casa Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

Brasil insistiu muito na bola alta na área do Juventude: derrota mantém jejum dentro de casa
Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

Zimmermann explicou o resultado em parte pelos desfalques na equipe. Felipe Garcia, Marcos Paraná e Gustavo Papa cumpriram suspensão diante do Juventude. Leandro Camilo segue fora em recuperação de lesão. Wender foi ausência de última hora em decorrência de uma fratura em dois dedos da mão direita. Além disso, o treinador teve que fazer duas modificações durante a partida por questão física: Galiardo saiu no intervalo com um corte no pé e Weldinho sentiu a falta do ritmo de jogo e foi substituído com câimbras.

O próximo jogo do Brasil é diante do Veranópolis, domingo, no Bento Freitas. Um confronto direto para sair da zona de risco na tabela de classificação do Gauchão. O time serrano, que ontem venceu o Aimoré por 1 a 0, está também com oito pontos (ao lado de Brasil e Novo Hamburgo). O Xavante se encontra em desvantagem pelo fato de ter apenas uma vitória contra duas desses concorrentes.

Sem vencer dentro de casa

Após dois empates, Brasil perde por 1 a 0 para o Juventude na Baixada

Depois de ter empatado com Ypiranga e Aimoré, o Brasil pretendia acabar neste domingo com o jejum dentro de casa. E não foi por falta de esforço que a vitória não ocorreu. Nem pela ausência de uma camisa 10: Diogo Oliveira chamou a responsabilidade do jogo no segundo tempo e teve uma atuação brilhante. Mas faltou companhia para o meio-campista e assim o Xavante amargou a derrota de 1 a 0 para o Juventude.

O Brasil assustou a defesa do Juventude em dois lances de bola aérea no começo da partida, exigindo grande defesa de Elias e Itaqui evitando o gol na pequena área. Depois, o time caxiense passou a dominar o meio-campo. Chegava ao ataque pelos dois lados. Aos 20 minutos, Helder cruzou da direita e Hugo completou para a rede.

Após superar o trauma do gol, o Brasil acertou a marcação, mas faltou criatividade para criar jogadas de ataque. Insistiu no levantamento de bola para a área adversária. Na etapa final, o time rubro-negro insistiu, teve algumas boas chances de ataque e deu trabalho para a defesa do Juventude. Mas o gol não saiu. Reclamou de um pênalti não marcado (toque de mão na bola) em cobrança de escanteio.

 

Diogo Oliveira teve uma atuação espetacular no segundo tempo, mas não evitou a derrota na Baixada Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

Diogo Oliveira teve uma atuação espetacular no segundo tempo, mas não evitou a derrota na Baixada
Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

BRASIL (0)

Eduardo Martini; Weldinho (Márcio Hahn), Cirilo, Teco e Xaro; Leandro Leite, Washington, Galiardo (Moisés) e Diogo Oliveira; Nena (Nathan) e Ramón. Técnico: Rogério Zimmermann.

JUVENTUDE (1)

Elias; Hélder, Klaus, Hewerton e Pará; Wanderson, Itaqui, Dieguinho, Hugo (Wallacer) e Lucas (Neguete); Brenner (Kairon). Técnico: Antônio Carlos Zago.

Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas. Árbitro: Daniel Soder; assistentes: Antônio João Albornoz e André da Silva Bitencourt. Cartões amarelos: Cirilo e Teco (B); Hewerton, Wanderson, Itaqui e Lucas (J). Gol: Hugo (20min do primeiro tempo).

Líder

O São José segue impressionando no Campeonato Gaúcho. Líder do Gauchão, com 20 pontos – aproveitamento de 83,3% – e sendo o único invicto da competição, o Zequinha decidiu a partida diante do Novo Hamburgo, sábado, no Passo D’Areia, nos minutos finais. Rafinha fez 1 a 0, aos 40 minutos. Diego Torres confirmou a sexta vitória em oito jogos, fazendo o segundo gol aos 48.

Os números do São José são impressionantes. O ataque marcou 14 gols e a defesa é a menos vazada do Gauchão, com apenas três gols – mesmo que já tenha enfrentado Grêmio e Internacional. O próximo jogo do líder é diante do segundo colocado, o Juventude, em Caxias do Sul.

Degola

A oitava rodada trouxe mudança na zona de rebaixamento do Campeonato Gaúcho. O Veranópolis venceu o confronto direto com o Aimoré e subiu para a nona colocação, empurrando o time de São Leopoldo para a zona da degola. O VEC, que é o próximo adversário do Brasil, somou sete pontos nos últimos três jogos – incluindo, a vitória de 2 a 1 diante do Inter no Beira-Rio.

No complemento da rodada, nesta segunda-feira, haverá mais um confronto direto na luta contra o rebaixamento. O Lajeadense joga em casa contra o Glória, Caso vença irá ultrapassar o time de Vacaria na tabela de classificação.

Gauchão

Resultados da 8ª rodada

Sábado, 5/3

São José 2×0 Novo Hamburgo

Domingo, 6/3

Grêmio 0x0 Internacional

Passo Fundo 2×1 Cruzeiro

Ypiranga 4×2 São Paulo

Brasil 0x1 Juventude

Veranópolis 1x 0Aimoré

Próximos jogos

Segunda-feira, 7/3

Lajeadense x Glória

Sábado, 12/3

Grêmio x Cruzeiro

Domingo, 13/3

Internacional x São Paulo

Juventude x São José

Glória x Ypiranga

Passo Fundo x Aimoré

Brasil x Veranópolis

Segunda-feira, 14/3

Novo Hamburgo x Lajeadense

CLASSIFICAÇÃO – GAUCHÃO

Col.

Equipes

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

1 São José 20 8 6 2 0 14 3 11
2 Juventude 19 8 6 1 1 13 5 8
3 Grêmio 16 8 5 1 2 14 9 5
4 São Paulo 15 8 5 0 3 13 11 2
5 Internacional 15 8 4 3 1 12 6 6
6 Ypiranga 11 8 3 2 3 15 12 3
7 Passo Fundo 10 8 3 1 4 7 14 -7
8 Novo Hamburgo 8 8 2 2 4 5 6 -1
9 Veranópolis 8 8 2 2 4 5 9 -4
10 Brasil 8 8 1 5 2 10 12 -2
11 Glória 6 7 1 3 3 9 11 -2
12 Aimoré 6 8 1 3 4 9 14 -5
13 Lajeadense 5 7 1 2 4 7 11 -4
14 Cruzeiro 3 8 0 3 5 5 15 -10

 

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções