Derrota sob protestos
Brasil perde de 2 a 0 para a Ponte Preta e continua perto do Z-4
Os resultados paralelos foram favoráveis. Mas o Brasil não aproveitou essa circunstância para se afastar da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Pelo contrário ficou mais perto do abismo. Agora a distância é de apenas dois pontos para três times que estão no Z-4: Criciúma, Goiás e CRB. A derrota de 2 a 0 para a Ponte Preta, sábado à noite, no Bento Freitas, desencadeou protestos da torcida e reunião para discutir possível mudança no comando técnico da equipe.
Dos quatro times da zona de rebaixamento, o Goiás foi o único que venceu na 10ª rodada. O Criciúma empatou em casa com o lanterna Boa e o CRB também ficou no empate no clássico alagoano. Se vencesse o Brasil abriria cinco pontos do Z-4. Mas decepcionou. Está com 10 pontos em 10 jogos – aproveitamento de 33%. É o primeiro time fora da zona de rebaixamento.
JOGO – Mesmo com as reconhecidas dificuldades de criação no meio-campo, o Brasil produziu boas chances de gol no primeiro tempo. Aos 16 minutos, Eder Sciola cruzou da direita, Luiz Eduardo cabeceou e o goleiro Ivan fez grande defesa. No rebote, Lourency tentou a conclusão, mas a bola foi para fora. Itaqui também teve a oportunidade da conclusão em cruzamento de Lourency, mas André Luís tocou para escanteio. Houve ainda uma bola no travessão em conclusão de falta de Itaqui e Ivan impediu gol de Sciola.
A Ponte Preta fez 1 a 0, aos 44, num chute de fora da área de Murilo. Na segunda etapa, o Brasil voltou a ter chances de gol: Ivan brilhou em finalização de Michel e Eder Sciola “isolou” a bola, após cruzamento de Welinton Junior. Nos contra-ataques, a Macaca definiu o jogo. Aos 41, depois de Pitol fazer duas defesas na sequência, Paulinho ampliou a vantagem para 2 a 0.
Clemer pressionado no 50º jogo
O técnico Clemer completou neste sábado a sua 50ª partida no comando do time do Brasil. Ele tem 19 vitórias, 14 empates e 17 derrotas – aproveitamento de 47,3%. Apesar de os números serem aceitáveis, o treinador passa por momento de pressão no Bento Freitas. Sua demissão já é admitida como uma hipótese possível. Uma reunião ocorreu logo após o encerramento da partida com a Ponte Preta – derrota por 2 a 0.
A diretoria de futebol do clube optou pelo silêncio neste domingo. O presidente Ricardo Fonseca viajou na manhã de ontem para Rússia, onde irá assistir à Copa do Mundo. Ele se afasta da cidade justamente num momento de turbulência, com a equipe à beira da zona de rebaixamento na Série B do Brasileiro. O vice-presidente Eduardo Fagundes assume o comando do clube pelo prazo de 18 dias.
O Brasil volta a jogar na sexta-feira, às 19h15, diante do líder Fortaleza, na capital cearense. A equipe terá desfalques nessa partida, porque Calyson e Leandro Leite receberam o cartão amarelo. Bruno Colaço segue lesionado, mas Willian Machado foi destaque do time no sábado – mesmo sendo um zagueiro improvisado na lateral-esquerda.
BRASIL
Marcelo Pitol
Eder Sciola
Leandro Camilo
Rafael Dumas
Willian Machado
Leandro Leite
Itaqui
Lourency
Toty (Kaio)
Calyson (W. Junior)
Luiz Eduardo (Michel)
Técnico: Clemer
PONTE PRETA
Ivan
Igor Vinícius
Renan Fonseca
Leo Santos
Orinho (Paulinho)
Nathan
André Castro (J. Vitor)
Tiago Real
André Luís (Murilo)
Danilo Barcelos
Junior Santos
Técnico: João Brigatti
Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas
Árbitro: Rodrigo Baptista Raposo (DF)
Assistentes: Lucas Torquanto Guerra (DF) e Leila Naiara da Cruz (DF)
Cartões amarelos: Leandro Leite e Calyson (B); Igor Vinícius, Renan Fonseca, Orinho, Danilo Barcelos e Murilo (Ponte)
Gols: Murilo (44min do primeiro tempo) e Paulinho (41min do segundo tempo)
Fotos: Jonathan Silva/Assessoria GEB