Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Dia D ultrapassa a marca de 2 mil vacinas aplicadas

Dia D ultrapassa a marca de 2 mil vacinas aplicadas
23 outubro
12:59 2023

Com foco na vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, iniciativa promove a recuperação de coberturas vacinais

A fim de garantir a complementação dos esquemas vacinais em atraso, especialmente de crianças e adolescentes menores de 15 anos, a Prefeitura de Pelotas promoveu, no último sábado (21), mais uma edição do Dia D de vacinação. Com pontos de aplicação das doses em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na Casa da Vacina, e também no Ambulatório da UCPel, a campanha alcançou a marca de 2.084 vacinas aplicadas.

Dia D alcança mais de 2 mil vacinas aplicadas em Pelotas. Fotos: Rodrigo Chagas

Para garantir maior adesão do público à campanha, os pontos de imunização do Município atuaram em funcionamento atípico, estendendo seus expedientes durante a manhã e a tarde de sábado. O foco voltado para as faixas etárias infantis é, também, uma forma de incentivar os responsáveis a atualizarem a carteira vacinal dos menores, assegurando a proteção de doenças imunopreviníveis.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Aline Machado, os números da campanha foram bastante satisfatórios. A gestora destaca, ainda, a importância dos esquemas vacinais completos, essencialmente, para a garantia de um desenvolvimento infantil saudável e distante de doenças que podem ser prevenidas.

“Nós tivemos um resultado muito satisfatório. O público compareceu e as nossas equipes estavam todas preparadas, com atividades lúdicas, para receber as crianças e suas famílias. O principal objetivo dessa campanha é retomar as altas coberturas vacinais, evitando, assim, a reintrodução de doenças que já foram eliminadas, como a poliomielite, por exemplo. Manter as nossas crianças protegidas é fundamental para que elas se desenvolvam de uma forma saudável, por isso a gente faz esse apelo”, comenta Aline.A campanha de multivacinação, juntamente com a campanha de recuperação das coberturas vacinais, Quem Ama Protege, vai até o dia 28 de outubro. Nesse período as equipes mantêm a avaliação dos índices vacinais das UBSs, e, caso necessário, realizam a aplicação das doses em atraso.

Durante a campanha foram disponibilizados imunizantes contra Covid-19, BCG (tuberculose), Hepatite A e B, difteria e tétano, coqueluche, bactéria Haemophilus, Influenza, Hepatite B, Poliomielite, Rotavírus, Pneumo 10 valente (doença pneumocócica causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae), Meningo C (meningite), febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, meningite, HPV, conforme avaliação da caderneta de vacinação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções