Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Dia da Criatividade marca 65 anos da Escola de Belas Artes

28 abril
17:58 2014

Ocorreu no último sábado (26), na Praça Cipriano Barcelos, o Dia da Criatividade, atividade das comemorações dos 65 anos da Escola de Belas Artes (EBA) da UFPel. A atividade teve por objetivo resgatar parte da história da instituição, que realizava essas jornadas nos seus primórdios.

O ato inicial ocorreu às 10h, no prédio da EBA, localizado na rua Marechal Floriano, 179, esquina com Barão de Santa Tecla e teve por objetivo retomar as ações para a recuperação do espaço doado em 1963 para servir de instalação à Escola de Belas Artes, que hoje encontra-se interditado. Após a apresentação dos alunos do Centro de Artes, foi descerrada placa alusiva aos 65 anos.

A solenidade contou com a presença do reitor Mauro Del Pino, da diretora do Centro de Artes, Úrsula Rosa da Silva, do diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Sidney Goncalves Vieira, do secretário de Cultura, Giorgio Ronna e de Humberto Francisco Trápaga Simões Canarin, neto de Carmem Trápaga que doou o prédio à EBA.

O ponto alto da solenidade ocorreu com o abraço simbólico ao prédio da Escola de Belas Artes

O ponto alto da solenidade ocorreu com o abraço simbólico ao prédio da Escola de Belas Artes

Na oportunidade a diretora Úrsula falou sobre a intenção de unir esforços para recuperar e retomar as atividades na EBA. De acordo com Ursula, a ideia do projeto de uso compartilhado da Escola de Belas Artes é que o espaço vire um polo de extensão. Já o diretor do ICH, descreveu o ato de recuperação como significativos para a comunidade e destacou a participação do Instituto de Ciências Humanas que terá um laboratório multidisciplinar no local.

O reitor Mauro Del Pino elogiou a família de Carmem Trápaga pelo ato de dispor de um patrimônio familiar para uma destinação especial que há 51 anos reúne e fortalece a arte e a cultura que é passada através da Universidade. “Neste momento retomamos as ações para que o prédio retome a vida e cumpra suas funções culturais e artísticas”, disse.

O ponto alto da solenidade ocorreu com o abraço simbólico ao prédio da Escola de Belas Artes. As atividades seguiram até às 14h com apresentação do Projeto de Percussão Lápis, Núcleo de Folclore, atividades de fotografia, pintura e escultura.

Comentários ()

Seções