Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Diminui o número de empregados em greve nos Correios do RS

11 fevereiro
15:41 2014
12% dos funcionários aderiram a paralisação no RS

12% dos funcionários aderiram a paralisação no RS

O levantamento desta terça-feira (11) mostra que passou de 13% para 12% o número de empregados que aderiram à paralisação no RS — o equivalente a 1041 pessoas. Todas as agências estão abertas e todos os serviços, inclusive o SEDEX, estão disponíveis — com exceção dos serviços de entrega com hora marcada em algumas localidades.

A direção dos Correios no RS continua aberta ao diálogo com o SINTECTRS, mas até o momento não houve contato por parte das representações sindicais. A empresa aguarda agora a definição pela Seção de Dissídios Coletivos (SDC) do TST sobre a data do julgamento da ação cautelar ajuizada pela ETC contra a Federação que pede a suspensão da greve.

16 unidades não estão com efetivo mínimo de 40% no RS – Desde segunda-feira, foram registradas 99 unidades em que a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) não cumpriu a decisão do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Márcio Eurico Vitral Amaro de manter efetivo mínimo de 40% por unidade. No RS, 16 unidades estão nesta situação. A multa é de R$ 50 mil por dia. Durante esta semana permanecem ainda as medidas dos Correios para minimizar os efeitos da paralisação com realocação de empregados de outras áreas e realização de horas extras.

Abaixo o posicionamento dos Correios sobre as reivindicações dos Sindicatos que estão na paralisação

Plano de saúde — Os Correios reafirmam que não haverá nenhuma alteração no atual plano de saúde dos trabalhadores, o CorreiosSaúde. Nenhuma mensalidade será cobrada, os dependentes regularmente cadastrados serão mantidos e o plano de saúde não será privatizado. Todas as condições vigentes do CorreiosSaúde serão mantidas, os percentuais de co-participação não serão alterados e os trabalhadores dos Correios não terão custos adicionais. Desde o início de janeiro, o plano CorreiosSaúde, que atende os empregados da ECT e seus dependentes, passou a ser operado pela Postal Saúde, registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com política e diretrizes definidas pela ECT. As regras do plano não foram alteradas.

Reembolso-Creche – Sobre os critérios para o reembolso-creche, os Correios esclarecem que, como empresa pública, estão se adequando a Lei nº 9.394, de 20/12/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e determina que as creches devem estar credenciadas junto ao órgão de educação (Secretarias Municipais ou Estadual de Educação) para funcionamento de Educação Infantil. Para o recadastramento do benefício, a Empresa exige dos empregados a declaração de matrícula do aluno e cópia do documento comprovando que a escola está credenciada.

Entrega Matutina – No último acordo coletivo, os Correios acordaram com os Sindicatos em fazer estudos para viabilizar a entrega matutina. A mudança está sendo testada com 12 Centros de Distribuição em seis estados (São Paulo, Maranhão, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul). Estas unidades já estão atuando em horário matutino para que a empresa possa avaliar a logística necessária para essa implementação em todo o país. A previsão é de que o piloto seja concluído ainda no primeiro semestre de 2014.

Mesa de Negociação Permanente – Os Correios estão em processo de negociação permanente com as representações dos trabalhadores por meio da Mesa Nacional de Negociação Permanente. O propósito da Mesa é construir um sistema democrático de relações do trabalho. No entanto, os sindicatos que decretaram greve recusam-se a participar desse importante processo, com prejuízo para os empregados que integram a sua base.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções