Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Diretora do Hospital Escola é nomeada vice-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos

24 outubro
15:01 2013

De 9 a 12 de outubro foi realizado o V Congresso Internacional de Cuidados Paliativos, em Pernambuco, no qual foi nomeada a diretora geral do Hospital escola da UFPel Julieta Carriconde Fripp como Vice-Presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). Julieta implantou a política de atenção domiciliar na cidade de Pelotas, Julieta Carriconde Frippprimeiramente no Pronto Socorro Municipal. No Hospital Escola, criou o PIDI (Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar), destinado a pacientes oncológicos e foi pioneira na adesão ao Programa Melhor em Casa do Governo Federal. A atenção domiciliar propicia os cuidados paliativos, pois os pacientes são atendidos de forma integral, com equipe interdisciplinar, composta de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistente espiritual, e outros, que resultam no alívio de sintomas físicos, psicológicos, sociais e espirituais, não esquecendo a assistência aos familiares, inclusive na fase de luto.

Uma das primeiras ações da nova Vice-Presidente da ANCP foi trazer o próximo congresso para o sul do estado. O VI Congresso Internacional de Cuidados Paliativos será realizado em 2015, na cidade de Bento Gonçalves.

No segundo sábado de outubro comemora-se o Dia Mundial de Cuidados Paliativos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, Cuidado Paliativo é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e suas famílias, encarando os problemas associados com doenças ameaçadoras da vida, através da prevenção e do alívio do sofrimento por meios de avaliação precoce e avaliação e tratamento impecável da dor e de outros problemas físicos, psicossociais e espirituais.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções