Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Doenças respiratórias podem se agravar com a chegada do inverno

Doenças respiratórias podem se agravar com a chegada do inverno
29 junho
16:22 2018

A asma é um dos problemas que atacam na estação e as crianças são os principais alvos

O inverno traz consigo, além da queda das temperaturas, fatores que merecem atenção em relação à saúde, principalmente à respiração. Doenças respiratórias, como a asma, podem se intensificar durante a estação mais fria. Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde, entre 2003 e 2013 – divulgado em 2016 – indica que a asma foi responsável por 38% das internações hospitalares por doenças respiratórias crônicas.

A doença é caracterizada por uma inflamação que afeta os bronquíolos pulmonares, prejudicando a passagem do ar para os pulmões. Por causa disso, o paciente apresenta, entre outros sintomas, falta de ar, tosse, cansaço, dor e sensação de aperto no peito. Se for tratada de maneira adequada, sua tendência é não evoluir, não se agravar. Por isso, é importante o paciente iniciar o tratamento assim que receber o diagnóstico, que tem conduta terapêutica específica para cada caso.

– A asma, geralmente, tem origem genética, sendo mais propensa em crianças que tenham dermatite atópica. Ela é agravada, também, pelos fatores do ambiente aos quais os pequenos são expostos logo na primeira infância, como exposição à fumaça de cigarro e às viroses respiratórias. Apesar de não ter cura, o tratamento é essencial para a não progressão da doença – orienta a Dra. Maria Fernanda Motta, coordenadora de pediatria do Hospital Rios D’Or.

Existem medidas que ajudam a evitar crises respiratórias. Dentre elas está o que os especialistas chamam de “controle de ambiente”, que são ações simples que podem trazer grandes benefícios ao paciente.

·              Aderir hábitos de higiene para não contrair viroses respiratórias;

·              Lavar roupas de inverno, roupas de cama e bichos de pelúcia e colocá-los ao sol;

·              Usar capa antialérgica no colchão e travesseiro;

·              Evitar o uso de ventiladores que podem levantar poeira;

·              Manter o filtro do ar-condicionado limpo;

·              Utilizar desumidificadores de ar em ambientes muito úmidos; umidificadores podem cooperar para a proliferação de mofo;

·              Cuidar bem da alimentação dando uma atenção especial aos alimentos ricos em vitamina C, que protege o sistema imunológico;

·              Beber muitos líquidos para manter-se bem hidratado.

– Evitar ambientes fechados, aglomerados e mofados; não ter contato com crianças gripadas; e não trocar brinquedos usados por outras crianças, principalmente aqueles que vão à boca, também ajudam bastante – destaca a especialista.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções