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quarta, 18 de setembro de 2024

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Dragagens emergenciais são executadas para minimizar os impactos das enchentes no sistema hidroportuário gaúcho

Dragagens emergenciais são executadas para minimizar os impactos das enchentes no sistema hidroportuário gaúcho
11 setembro
17:24 2024

O serviço estava programado para acontecer no início de 2025, porém os efeitos das enchentes fizeram com que fosse necessária a antecipação

As enchentes do mês de maio causaram severos problemas para o sistema hidroportuário gaúcho e que demandam intervenções para a garantia da segurança da navegação. Enquanto autoridade portuária, a Portos RS executa e acompanha duas obras que acontecem simultaneamente em Rio Grande e na região metropolitana de Porto Alegre.

Realizada a partir de um contrato existente entre a Autoridade Portuária e a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas, a dragagem da área externa do canal de acesso ao Porto do Rio Grande está avaliada em R$ 52 milhões e prevê a retirada de 1.850.000 metros cúbicos de sedimentos. O serviço estava programado para acontecer no início de 2025, porém os efeitos das enchentes fizeram com que fosse necessária a sua antecipação.

Outra ação importante é a de desassoreamento do Canal do Furadinho, em Canoas. Contratado a partir de uma parceria entre a Braskem e a Navegação Guarita, o serviço está sendo executado pela draga Ivete, pertencente a empresa STER Engenharia. Com previsão de conclusão em até cinco semanas, a obra já retirou dez mil metros cúbicos de sedimentos de um total de 55 mil metros cúbicos previstos no projeto.

O Canal do Furadinho é um dos principais pontos de acesso ao Terminal Santa Clara, que conecta o Polo Petroquímico de Triunfo ao Terminal Marítimo Rio Grande pela Lagoa dos Patos. Em paralelo a essas atividades, a Portos RS vem trabalhando em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT) para a realização de uma obra que reestabeleça as profundidades homologadas em 2020.

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