Diário da Manhã

domingo, 05 de maio de 2024

Notícias

Duelo de times entrosados

20 fevereiro
11:03 2015

Brasil e Lajeadense lamentam uma derrota em casa que impediu que eles estivessem na liderança isolada do Campeonato Gaúcho. Essa não é a única semelhança entre essas duas equipes, que se enfrentam domingo, às 19h30, na Arena Alviazul, em Lajeado.

Lajeadense e Brasil se reencontram na Arena Alviazul: times entrosados Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

Lajeadense e Brasil se reencontram na Arena Alviazul: times entrosados
Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

As equipes mais entrosadas do Gauchão são Brasil e Lajeadense. As duas jogam juntas há bastante tempo – o Rubro-Negro há bem mais tempo, porque são quase três anos com a mesma comissão técnica e a mesma base de equipe. Já o atual time do clube de Lajeado foi formado na metade do ano passado. E ganhou quatro títulos: Copa Sul/Fronteira, Copa Fernandão, Supercopa Gaúcha e Recopa.

O time do Brasil, considerando as últimas partidas, é a mesmo que conseguiu a vaga na Série C do Brasileiro do ano passado. Uma escalação que se repetiu em cinco dos seis jogos realizados no atual Gauchão. Cirilo, Leandro Leite, Washington e Alex Amado são titulares absolutos do time desde 2012. Wender está no grupo desde o começo dessa temporada, que marcou também o retorno do técnico Rogério Zimmermann.

Fernando Cardozo, Rafael Forster e Márcio Hahn entraram na equipe em 2013. Nena ganhou vaga entre os titulares no Gauchão passado e Felipe Garcia chegou ao clube em abril de 2014. Todos os jogadores se conhecem bem – mesmo quando entram no time alguns reservas -, algo que só é possível com a continuidade.

O Lajeadense mudou em apenas quatro posições em relação à equipe que atropelou os adversários nas competições estaduais do segundo semestre no ano passado. No gol, o experiente Luis Müller ganhou a vaga de Giovane. Camilo entrou no lugar de Laércio na zaga. No meio-campo duas mudanças: Maycon no lugar de Paulo Josué; e Ramón no de Michel. O técnico Luís Carlos Winck está no clube desde a metade de 2014.

esp1220PLACAR – O placar eletrônico do Bento Freitas foi construído no começo década de 90, mas nunca teve o uso apropriado, o qual justificou o investimento feito há tanto tempo. No jogo de quarta-feira, contra o São José, o placar foi testado e será usado na partida da próxima semana contra o Flamengo.

A última vez em que o placar teve uso foi em 2013, justamente na partida da Copa do Brasil – o regulamento da competição exige o equipamento -, contra o Atlético/PR. Agora, ao que parece, o uso não será mais eventual e sim permanente (em todos os jogos) com a exploração do espaço para exibir publicidade.

A ordem é pensar só no Lajeadense

O torcedor do Brasil já pensa no grande jogo de quarta-feira, contra o Flamengo, no Bento Freitas, pela Copa do Brasil. A movimentação de torcedores no estádio, especialmente os sócios buscando sua carteirinha, evidenciam a proximidade da partida contra os cariocas. Já o técnico Rogério Zimmermann garante que só irá pensar na equipe de Vanderlei Luxemburgo no domingo à noite, depois do jogo em Lajeado.

O treinador se manteve fiel ao seu método de trabalho, que é de pensar jogo a jogo. Além disso, o Gauchão é prioridade no Bento Freitas. A Copa do Brasil é um bônus pela campanha realizada no ano passado. O jogo com o Flamengo é um prêmio, especialmente considerando o simbolismo histórico: há 30 anos, o Xavante vencia o Flamengo por 2 a 0, em Pelotas, numa campanha mágica no Brasileiro de 1985.

A outra questão que torna a partida com o Lajeadense muito importante é a derrota em casa para o São José na rodada passada. O Brasil necessita pontuar em Lajeado. Até porque não está acostumado a perder dois jogos seguidos. A última vez foi no acesso de 2013, quando perdeu para Riopardense e Riograndense na sequência.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções