Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

“Eco” completa três anos com alimentação sadia e acessível

09 junho
16:18 2014
Alimentos sem veneno e preparados com cuidado

Alimentos sem veneno e preparados com cuidado

A alimentação orgânica – livre de agrotóxicos – está entre os avanços das políticas públicas do governo federal. A exemplo, a qualidade na merenda escolar. Às crianças e jovens, são servidas refeições à base de produtos ecológicos. E a prioridade é a aquisição da produção de agricultores com pequenas áreas de plantio. O objetivo é cuidar da saúde e evitar enfermidades. Outro exemplo da mudança no País, é que há poucos dias houve a décima edição da Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos. Em Pelotas, tem se expandido o consumo dos orgânicos. Além das feiras ecológicas – sábado pela manhã à avenida Dom Joaquim, terça pela manhã à avenida Bento, e quinta à tarde no Largo do Mercado -, e entrepostos como a “Taba” à rua Anchieta, gôndolas dos supermercados convencionais, têm inserido as opções saudáveis. Em relação à gastronomia, destaque ao Eco Restaurante – rua Gonçalves Chaves 708 -, que neste mês está completando três anos em atividade.

Gastronomia saudável previne enfermidades

Gastronomia saudável previne enfermidades

COLETIVIDADE – À frente do cardápio do “Eco”, o experiente economista doméstico Liomar de Souza. Na trajetória, etapas como a participação na primeira fase da feira ecológica, e o trabalho cooperativo em âmbito ecológico. Além disso, alternou períodos com fases na Bahia e Roraima. Ele menciona que a opção pela alimentação orgânica contribui com rede de benefícios. Assim, não se restringe à escolha individualizada por saúde. E Liomar salienta que a alimentação ecológica, em especial proveniente da agricultura familiar, implica numa transformação que começa com a preservação das fontes de água. Afinal, os alimentos sem venenos não maltratam o meio ambiente. Também solo e ar são poupados da degradação. Outro aspecto é a relação solidária que caracteriza o plantio orgânico. O lucro é necessário mas não é o único objetivo.

QUALIDADE – No “Eco” não há frituras. Liomar ressalta que os alimentos  são preparados com óleo de arroz, e a preferência é pela adição de sal marinho – sem excesso. Outro aspecto é a variedade de ervas e temperos aromáticos: manjericão; alecrim; manjerona.  No cardápio,  opções que não são muito comuns nos restaurantes da cidade: mostarda; aipim; abóbora; quiabo; radicci. Entre os sucos: verde; couve com laranja; amora silvestre; morango; bergamota; cenoura com laranja. Como atrativo gratuito, o “bancha” está à disposição dos clientes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções