Ecocamping do Totó recebe obras de esgoto e recuperação estrutural
Trabalhos envolvem saneamento, recuperação de banheiros, bar e prédio administrativo
A Prefeitura de Pelotas segue avançando na preparação para a reabertura do Ecocamping, localizado na praia do Totó, entre o Balneário dos Prazeres e a Colônia de Pescadores Z3. O espaço está em obras para receber novamente a população ainda em 2026. A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), responsável pela gestão do local, está à frente das melhorias em parceria com o Sanep.
De acordo com o secretário da SQA, Márcio Souza, um dos principais avanços é a instalação da rede de esgoto, com 400 metros de tubulação já implantados para atender o prédio administrativo, os banheiros e as churrasqueiras, estruturas essenciais para a retomada do uso público do camping. “Essa rede coletora conduzirá os resíduos até uma Estação de Tratamento compacta, projetada para dar conta de todo o volume gerado no espaço, e cuja ausência foi, por muitos anos, o principal impeditivo para a reabertura do Ecocamping”, explicou o secretário.
A equipe do Sanep também dará início a uma nova etapa, com a instalação de mais 800 metros de rede de esgoto para atender as cabanas do local. Paralelamente, seguem as obras de limpeza do reservatório de água e a recuperação de estruturas de uso comum, como o bar central, os sanitários e o prédio administrativo. Além do cercamento da área, da recuperação das ligações elétricas, da instalação de internet e de câmeras de videomonitoramento.
Fechado há mais de uma década, o Ecocamping é um dos projetos prioritários da SQA, que tem atuado para garantir que o espaço retorne de forma segura, sustentável e adequada para o lazer da população.
Foto: Volmer Perez







