Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Eduardo e Paula recebem estudante premiada na OBQ

Eduardo e Paula recebem estudante premiada na OBQ
19 dezembro
15:06 2013

O prefeito Eduardo Leite e sua vice, Paula Mascarenhas, receberam a visita, na tarde dessa terça-feira (17/12/2013), de Estefani Tavares Jansen, única estudante de Pelotas e região premiada na edição 2013 da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).

Eduardo e Paula cumprimentaram Estefani pela conquista, e destacaram o maravilhoso resultado obtido em competição de nível nacional.

Estefani Tavares Jansen foi a única pelotense premiada no evento

Estefani Tavares Jansen foi a única pelotense premiada no evento

A aluna do curso de Química do campus Pelotas do IFSul ficou entre os 12 alunos do Instituto selecionados para a etapa estadual. Depois, em uma maratona de provas, conseguiu avançar à fase nacional, que ocorreu na cidade gaúcha de Novo Hamburgo, em agosto deste ano, juntamente com outros 24 estudantes do Estado, quando foi premiada com a medalha de bronze, na modalidade B, para alunos do 3º ano do Ensino Médio.

A cerimônia de premiação da OBQ foi realizada em 29 de novembro, na cidade de Fortaleza, no Ceará.

A Olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Química é um evento de cunho competitivo e voltada a estudantes do ensino médio e tecnológico. Em 1986, por iniciativa do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi realizado o primeiro evento com a participação de cinco estados brasileiros.

Suspensa durante sete anos, ressurgiu em 1996, por iniciativa da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Estadual do Ceará e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Os primeiros colocados nesta competição têm seus nomes inseridos na galeria de honra da Olimpíada Brasileira de Química. Os dez estudantes de maior destaque são convocados a participar do curso de aprofundamento e excelência em Química, ministrado por professores do curso de pós-graduação em Química de uma das universidades participantes, de onde se escolherá a equipe que representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Química e Olimpíada Ibero-americana de Química.

Palavras-chave

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções