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segunda, 06 de maio de 2024

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Educação ambiental é uma das responsabilidades do DNIT durante duplicação do Contorno de Pelotas

02 julho
16:09 2014
Atividades incluem entrega de materiais educativos, como o jogo da memória da BR-116392 (Foto: Solano Ferreira)

Atividades incluem entrega de materiais educativos, como o jogo da memória da BR-116392 (Foto: Solano Ferreira)

São 12 escolas, entre municipais e estaduais, mapeadas pelo Programa de Educação Ambiental (STE S.A.) somente no Contorno de Pelotas. Pré-definidas de acordo com as áreas de interferência das obras de duplicação da rodovia, elas são um dos públicos-alvo para o desenvolvimento de atividades educativas, tanto com diretores, professores e estudantes. Só este ano, foram cinco educandários e 766 estudantes.

As atividades realizadas em sala de aula buscam apresentar o empreendimento, criando também um espaço para troca de experiências. Segundo o coordenador do Programa, Cauê Canabarro, a ideia não é levar mais uma demanda para a escola – as palestras são agendadas de acordo com a disponibilidade de cada uma – e sim integrá-la no processo. “A educação ambiental se insere em uma obra rodoviária como uma medida para minimizar os riscos e os impactos ambientais decorrentes das atividades construtivas sobre os grupos sociais afetados”, explica Canabarro.

Para construir saberes, a equipe utiliza materiais educativos: jogo da memória, história em quadrinhos, desenhos para colorir e jogo de tabuleiro retratam o cenário natural e físico do empreendimento, mostrando os cuidados ambientais que são adotados durante a construção de rodovias. “A partir dos materiais, que educam e também entretém, aproximamos os estudantes dos temas de Gestão Ambiental da rodovia utilizando uma linguagem simples e comum a todos”, disse o coordenador.

Palestras envolveram, somente este ano, mais de 500 estudantes (Foto: Solano Ferreira)

Palestras envolveram, somente este ano, mais de 500 estudantes (Foto: Solano Ferreira)

O Programa de Educação Ambiental da BR-116/392 é um dos 18 Programas Ambientais executados pelo DNIT, por meio da Gestão Ambiental do empreendimento, para evitar, mitigar e compensar impactos sociais e ao meio ambiente inerentes às obras – conforme exigência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), órgão licenciador. Desde 2011, são mais de seis mil estudantes envolvidos nas atividades educativas e mais de 300 turmas, incluindo o município do Rio Grande.

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