Diário da Manhã

segunda, 17 de junho de 2024

Notícias

EDUCAÇÃO : Projeto “Tod@s por Uma” debate a violência doméstica com alunos

EDUCAÇÃO  : Projeto “Tod@s por Uma” debate  a violência doméstica com alunos
25 novembro
09:57 2022

Por Carlos Cogoy

Nesta sexta às 10h30min, edição do projeto “Tod@s por Uma”, acontece na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes. Conforme a idealizadora, professora Sedeni Moraes, professores convidados, estarão abordando os temas “Encontros com Meninos: Vida & Direitos”, e “Encontros com Meninas: Vida & Direitos”. Nas atividades, cujo objetivo é esclarecer acerca da violência doméstica, também será realizado Sarau Literário. O evento, que integra a campanha “21 dias pelo fim da violência”, também contará as presenças da antropóloga Helô Mileo Martins, e da psicóloga Myryam Viegas. Apoio do Grupo Autônomo de Mulheres de Pelotas (GAMP).

Profa. Sedeni Moraes

ATIVIDADES – No “Lurdinha” nesta sexta, informa Sedeni Moraes, que atualmente também está coordenando o GAMP, haverá rodas de conversa com meninos, e também as meninas, dos segundo e terceiros anos do ensino médio. Com as turmas do primeiro ano do médio, sarau com música e literatura. No evento, também a parceria dos professores José Antonio Moreira das Neves, e Luciano Santos Martinez.

CASSIANO DO NASCIMENTO – Na agenda do projeto, edição no Colégio Estadual Cassiano do Nascimento. De acordo com Sedeni Moraes, no dia 5 de dezembro, a partir das 9h, roda de conversa com estudantes do ensino médio – segundo e terceiro. Para as turmas do primeiro ano, sarau e trabalhos autorais. Colaboração dos professores Mauro Rogério Amaral e Marcos Ronei. À tarde, mostra de trabalhos e palestra com os anos finais. À noite, sarau, roda de conversa, e jantar. Programação para o curso de técnico em contabilidade.

DINÂMICA – A coordenadora observa que as atividades, acontecem conforme a estrutura da escola. Portanto, adequando conteúdos. Na produção de trabalhos autorais, contos, poemas, desenhos e artesanatos. Como temas da redação, questões como “Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”, “Quem ama não mata!” e “Denuncie 180”. Sedeni observa: “Ouvimos depoimentos de vidas, bem sofridas, por conta da violência doméstica. Essa realidade, com certeza, estende-se através dos conflitos no ambiente escolar”. Durante o ano, o projeto teve edições em momentos, como o Dia da Mulher, e o aniversário da Lei Maria da Penha.

MUDANÇA – Sedeni reflete: “É preciso contar que há muitas mulheres e meninas, com as mesmas dúvidas, e o mesmo sofrimento. É preciso contar que existe ajuda, que tem a quem recorrer. É preciso saber que os filhos e filhas, não têm que testemunhar tanto sofrimento. É preciso buscar força para recomeçar a vida, e ser feliz!”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções