Em dez dias chove em Pelotas quase 90% do total do mês
Município se prepara para patrolar vias não pavimentadas assim que o tempo firmar
Dados da Estação Agrometeorológica da Embrapa/UFPel indicam que, nos últimos dez dias, Pelotas registrou 121,3 milímetros de chuva – quase 90% do considerado normal para todo o mês de setembro, que é de 136 milímetros. Em agosto, choveu 144,2 milímetros, enquanto o normal para o mês é de 125.
O grande volume de precipitações vem causando uma série de transtornos à população, principalmente àqueles que residem ou têm negócios estabelecidos em ruas que fazem parte dos 400 quilômetros não pavimentados na cidade, localizadas principalmente na zona norte, no Laranjal, no Areal e no Fragata.
O secretário de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Luiz Fernando van der Laan, informa que a Secretaria está atenta para iniciar o patrolamento de reparos nas vias danificadas. No entanto, é preciso que o tempo fique estável. “Começaremos pelas ruas mais altas, que secam primeiro, priorizando as que são itinerário das linhas de transporte coletivo. Depois, atenderemos as secundárias.”
O secretário comenta que há quatro máquinas (patrolas) prontas para começar os serviços. “Para patrolar toda a cidade, são necessários 20 dias. Se não chover, os trabalhos serão realizados com agilidade, para restabelecer a normalidade do trânsito e do deslocamento de pedestres nas vias não pavimentadas.
A Defesa Civil informa que, apesar do grande volume de precipitação dos últimos dias, não há nenhum morador em área de risco e não foi registrado nenhum chamado de remoção.