Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Em edição única, UFPel oferecerá mais de 3,4 mil vagas no Sisu 2024

Em edição única, UFPel oferecerá mais de 3,4 mil vagas no Sisu 2024
08 janeiro
14:08 2024

Em 2024, o Sisu terá uma diferença aos anos anteriores: haverá apenas uma edição, que concederá acesso a dois ingressos no ano letivo

Entre os dias 22 e 25 de janeiro, estudantes que realizaram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão concorrer a 3.429 vagas em 96 cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas. Será mais uma edição do Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação, processo que provê o preenchimento da maior proporção de vagas da UFPel.

Em 2024, o Sisu terá uma diferença aos anos anteriores: haverá apenas uma edição, que concederá acesso a dois ingressos no ano letivo. Entretanto, os candidatos não poderão optar pelo semestre de ingresso: isso dependerá da sua colocação no curso desejado. Dessa forma, concorrerão às vagas de todo o ano com uma única inscrição.

– Confira cursos, número de vagas e semestre de ingresso no Termo de Adesão.

Podem participar desta edição do Sisu estudantes que realizaram a prova do Enem em 2023, obtendo nota da redação maior do que zero; os candidatos não podem ter declarado condição de treineiro.

Os resultados da chamada regular devem ser divulgados no dia 30 de janeiro. Selecionados na chamada regular deverão fazer a matrícula nos dias definidos no cronograma, prevista para ocorrer de 1º a 7 de fevereiro.

Aqueles que não forem selecionados na chamada regular podem optar por um dos cursos para continuar concorrendo às vagas pela lista de espera. A manifestação de interesse em integrar a lista ocorrerá de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

Houve alterações nas regras das vagas reservadas a estudantes de escolas públicas:– quilombolas passaram a ser contemplados na reserva de vagas, sendo mantidas as demais reservas para pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência;– a renda familiar bruta passou a ser de um salário-mínimo por pessoa;– cotistas concorrem tanto nas vagas de cotas quanto na ampla concorrência, sendo selecionados prioritariamente tanto na chamada regular quanto na lista de espera, conforme o edital.

Informações sobre a matrícula podem ser encontradas neste link.

Os semestres letivos de 2024 tem a seguinte previsão de início:– 2024/1: 15 de abril;

– 2024/2: 26 de agosto.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções