Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

EM PELOTAS : Números de óbitos em 15 dias é menor ao mesmo período de 2019

EM PELOTAS : Números de óbitos em 15 dias é menor ao mesmo período de 2019
08 abril
08:48 2020

A temível e invisível presença da Covid-19 em meio à sociedade está mudando hábitos até pouco tempo nem pensados pelos simples mortais. As orientações das autoridades para que “todo fiquem em casa” faz com que as pessoas busquem menos estar em certos lugares, mesmo em postos de saúde em busca de orientações ou cuidados médicos.

Os recentes registros de atendimentos na UPA e Pronto Socorro de Pelotas reforçam as “teses” que apontam os locais como de extrema necessidade, ou seja, visitas só em último caso.

Para a felicidade geral, a Covid-19 que assusta a todos os pobres mortais também parece que tem afastado deles o grande inimigo da humanidade: a morte. Pelo menos é o que mostram as fúnebres estatísticas do setor responsável pelo apoio nas despedidas entre os que partem e os que ficam.

NÚMEROS

Se comparado com os mesmo período do ano 2019, sem ameaças de vírus, os registros de óbitos nos últimos 15 dias, em Pelotas, teve uma queda considerada drástica. Graças a Deus. Passando a régua até o dia 6 deste mês, as 11 empresas funerárias da Princesa do Sul registram 156 serviços pós óbitos, contra 190 no ano passado, segundo fonte ligada à prestação do serviço.

Estão inclusos óbitos de pessoas de outros municípios, que foram atendidos por empresas também de municípios da região.

“Com menos gente doente para ser atendida é bem provável que as pessoas que realmente estão buscando atendimentos nas instituições de saúde estejam recebendo atenção diferenciada”, aponta um profissional da área da saúde.

Há quem aposte que a Covid-19 está fazendo com que as pessoas adquiram hábitos mais saudáveis, e isso as está afastando dos costumes de buscar socorro por coisas, às vezes, bem banais.

“Algumas pessoas têm tanto medo de morrer que cada vez mais fazem de tudo para driblar a morte, adoecer nem pensar”, observa outro profissional da saúde”.

DESPEDIDAS

A propósito de se manter distante das mortais ameaças, e atendendo a nova ordem para a prestação dos serviços funerários, as empresas fúnebres se ajustam à realidade produzida pela Covid-19 e decretos com o de número 6257/2020, da Prefeitura de Pelotas, também resguardos por Decisão Liminar do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, concedida ao Sindicato dos Estabelecimentos de Prestação de Serviços Funerários do Rio Grande do Sul.

As cerimônias fúnebres de mortos que não sejam em decorrência do Covid-19 deverão ocorrer em período diurno de no máximo duas horas, com as urnas fechadas, e não acompanhadas de número superior a dez pessoas. Em caso de morte em decorrência do vírus ou suspeita, o sepultamento será feito imediatamente, assim que liberado o corpo e sem cerimônia fúnebre.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções