Diário da Manhã

quinta, 20 de junho de 2024

Notícias

Emissão de segunda via da CNH será gratuita para atingidos pelas enchentes

Emissão de segunda via da CNH será gratuita para atingidos pelas enchentes
22 maio
17:07 2024

O Departamento de Trânsito (DetranRS) disponibiliza a partir desta quarta-feira (22/5), em caráter de contingência, o serviço de emissão gratuita de segunda via da carteira nacional de habilitação (CNH)

A medida é direcionada aos condutores das cidades atingidas pelos eventos climáticos, que tinham sua CNH emitida no Rio Grande do Sul dentro do prazo de validade.

A expedição desse documento ocorrerá mesmo sem o retorno dos sistemas do DetranRS. Trata-se de medida de urgência para atender a todos que perderam seus pertences e documentos. A iniciativa também possibilita acesso aos benefícios dos governos federal, estadual e municipal.

Como obter o serviço gratuito:

  1. ⁠⁠O condutor deve procurar o Centro de Formação de Condutores (CFC) da sua preferência, solicitar o serviço de segunda via da CNH e informar o seu número de CPF. Não será exigida apresentação de documento de identificação nem boletim de ocorrência.
  2. ⁠⁠A identificação será feita por semelhança do solicitante com a foto que consta na CNH, presente na base nacional. Também será possível alterar o número de celular e/ou e-mail, quando necessário, permitindo gerar a CNH digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). A entrega do documento impresso se dará por meio de recibo, a ser arquivado no CFC junto à documentação do condutor.

A CNH também pode ser acessada pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O documento digital tem a mesma validade jurídica do documento físico.

 

Foto: Michel Corvello

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções