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sábado, 28 de dezembro de 2024

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Empresários otimistas para 2018 no varejo de vestuário

Empresários otimistas para 2018 no varejo de vestuário
12 janeiro
08:50 2018

Sondagem de Segmentos da Fecomércio-RS indica otimismo em relação às vendas e para economia para os próximos seis meses

As Sondagens de Segmentos – Vestuário, levantamento realizado pela Fecomércio-RS entre 4 e 15 de dezembro passado com 385 empresas optantes pelo Simples Nacional que operam com o comércio de vestuário  mostrou que para os próximos seis meses, a confiança de que as vendas melhorem é a expectativa de 79,0% dos empresários entrevistados. Já as expectativas  quanto ao desempenho da economia é de expansão para 61,1%.
Na avaliação dos entrevistados,  as vendas foram consideradas regulares para 52,7%, enquanto 29,6% classificaram como ruins as vendas nos últimos 6 meses.  Para promover as vendas, a redução de preços dos artigos foi estratégia utilizada em 93,0% das lojas consultadas.  A crise econômica foi o maior entrave para o crescimento das vendas das empresas do setor de vestuário do Rio Grande do Sul nos últimos 6 meses. Essa foi a resposta de 73,8% dos entrevistados. A carga tributária (61,0%) e a falta de capital de giro (21,0%) também apareceram como fatores limitantes para a expansão da atividade. Apesar das dificuldades, em 84,4% dos estabelecimentos a quantidade de colaboradores foi mantida. Apenas 12,7% dos lojistas reduziram a força de trabalho. Entre as entrevistadas,  95,3% apresentavam  cinco ou menos funcionários.

A avaliação da situação financeira das empresas é feita principalmente uma vez por mês, frequência de 72,7% dos estabelecimentos consultados na Sondagem. Essa prática permitiu a 92,1% das empresas formular estratégias para alcançar as metas propostas ao longo do ano. Em 71,4% dos negócios, existe um controle informatizado de estoques e fluxo de vendas e em 84,2% o mix de produtos é renovado constantemente de acordo com as tendências de consumo. Em relação aos fornecedores dessas empresas, 86,0% citaram que adquirem mercadorias de fornecedores do próprio Estado. Considerando o total de entrevistados, 16,6% afirmaram que as compras são realizadas exclusivamente com fornecedores estaduais. A totalidade de compras de itens de fora do Estado é opção para 14,0% das empresas entrevistadas.

O uso das redes sociais como ferramenta de promoção do negócio é realidade para 85,7% das lojas – sendo que 85,7% das que utilizam a internet estão em redes como o Facebook, WhatsApp  e Instragram. Apenas 13,5% dos lojistas não têm nenhum tipo de presença online. No que se refere ao uso de cartões como meio de pagamento, em 26,8% dos estabelecimentos mais de 50,0% do faturamento está vinculado a operações realizadas com cartões de crédito/débito – 22,9% dos respondentes não souberam informar a participação de cartões no percentual de vendas.

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