Encontro de Culturas Periféricas promove conhecimento e cultura em Pelotas
Iya Sandrali, Pedro Vasconcellos e André de Jesus são nomes confirmados na programação preparada pelo Comitê de Cultura do Rio Grande do Sul
Multiplicar a informação, promover o diálogo e ampliar os acessos às políticas de fomento à cultura são alguns dos principais objetivos do “Encontro de Culturas Periféricas”, promovido pelo Comitê de Cultura no RS em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), e que acontecerá pela primeira vez em Pelotas.
Fortalecer a cultura de base comunitária e celebrar a diversidade cultural do estado, serão os enfoques do encontro que será realizado no dia 4 de dezembro, a partir das 16h, na Casa do Trabalhador, situada na Rua Santa Cruz, 2.454.
Através de debates sobre a democratização dos recursos na Cultura, o papel do setor na transformação da sociedade brasileira, e será sem dúvida o marco de oficialização da parceria entre o Comitê e a UFPEL, para a execução da Escola de Comunicação, um iniciativa do Comitê para formação crítica e cidadã dos fazedores de cultura do Estado.
A programação será aberta com um aulão sobre como as comunidades tradicionais e periféricas podem acessar os editais do estado e dos municípios dentro da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O momento contará com a participação de Iya Sandrali, Pedro Vasconcellos e André de Jesus, além de representantes dos movimentos de religiões de matriz africana, quilombolas, do Hip-Hop, do Carnaval, da Capoeira, dos Pontos de Cultura, Conselhos e Fóruns de Cultura de Pelotas e Região Sul.
O evento terá ainda a intervenção artística de Ícaro Silveira e terminará com a palestra “O Papel da Cultura na Transformação da Sociedade Brasileira” com Carla Ávila, Thiago Pirajira e Bart, e promete ser uma oportunidade para a formação e mobilização dos territórios, promovendo a inclusão e a diversidade cultural, gratuito e aberto a todos que se enquadrem na proposta da programação.
Programação completa:
Encontro de Culturas Periféricas
16h — Aulão “Democratização da Política Nacional Aldir Blanc no RS”. Como as comunidades tradicionais e Periféricas podem acessar os editais do estado e dos municípios?
Facilitadores — Iya Sandrali, Pedro Vasconcellos e André de Jesus
17h15min — Assinatura do termo de parceria entre o Comitê de Cultura-RS e a Ufpel.
17h30min — Intervalo com lanche.
18h — Intervenção artística co Ícaro Silveira.
19h — Palestra “O Papel da Cultura na Transformação da Sociedade Brasileira”, com Carla Ávila, Thiago Pirajira e Bart.
Sobre o Comitê de Cultura no RS
O Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) é o maior programa do Governo Federal na área, uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC) para ampliar o acesso às políticas públicas de cultura. Seu objetivo é fortalecer a democracia e a participação popular na construção das políticas culturais e no Sistema Nacional de Cultura (SNC). No Rio Grande do Sul, Comitês de Cultura é formado pelas OSCs Caminhos da Cultura (conveniada), Circolo Trentino di Bento Gonçalves e Instituto Sepé Tiarajú que articulam redes de agentes, coletivos, instituições e trabalhadoras e trabalhadores culturais.
Serviço:
O que? Encontro de Culturas Periféricas
Quando? 04 de dezembro
Horário? A partir das 16h
Local? Casa do Trabalhador, Rua Santa Cruz, 2.454, em Pelotas.
Todas as atividades são gratuitas.







