Diário da Manhã

quinta, 02 de maio de 2024

Notícias

ENCONTRO REGIONAL COLHE DEMANDAS E DISCUTE A POLÍTICA DO PDT NA REGIÃO

02 junho
16:44 2014

Pedetistas da Região Sul, reunidos sábado (31/05), na Câmara de Vereadores do Capão do Leão, durante o Encontro Regional do PDT apresentaram propostas da Zona Sul a serem levadas para o Seminário Plano de Governo Colaborativo PDT/RS que ocorre neste sábado (07/06) em Pelotas. O evento será durante a inauguração oficial da nova sede do Diretório Municipal do PDT na cidade. De acordo com o presidente do PDT em Pelotas, vereador Marcus Cunha, o seminário tem início previsto para as 9h na rua Marechal Deodoro 932 e contará com a presença dos pré-candidatos do PDT ao Governo do Estado, Vieira da Cunha, e ao Senado, Lasier Martins.

Foram apresentadas propostas da Zona Sul a serem levadas para o Seminário Plano de Governo Colaborativo PDT/RS que ocorre neste sábado (07/06) em Pelotas

Foram apresentadas propostas da Zona Sul a serem levadas para o Seminário Plano de Governo Colaborativo PDT/RS que ocorre neste sábado (07/06) em Pelotas

Na reunião do último sábado, liderada pelo coordenador regional do PDT Paulo Fernando da Silva Martins, o presidente Marcus Cunha, falou do esforço para a reconstrução do partido em Pelotas e ressaltou que o trabalhismo foi, na história do Brasil, a doutrina que mais fez pelo povo brasileiro, derrubado do poder com Getúlio Vargas e Jango por suas virtudes e não por seus vícios. “Hoje, passado o período da redemocratização, precisamos preparar melhor nossos quadros partidários para quando chegarem ao poder saber colocar em prática a doutrina trabalhista, indicando de onde tiraremos os recursos para garantir a escola de turno integral com pagamento do piso dos professores, os recursos para garantir ao povo saúde e segurança nos dias de hoje”, explicou. Marcus acredita que essa é a maneira de recuperar a confiança da população sofrida que já está descrente da própria democracia. Ele ainda renovou o contive para inauguração da nova Sede do PDT de Pelotas .

O ex-prefeito de Pelotas, atual vereador e pré-candidato a deputado estadual, Anselmo Rodrigues, criticou as emendas parlamentares e disse que “a Zona Sul só serve para botar votos para eles lá de cima e sempre para ficar a mesma panela”. O atual vereador e pré-candidato a deputado federal Ricardo Santos manifestou sua preocupação com os custos da campanha e sobre a presença de tantos compromissos dos companheiros da região com candidatos de outras regiões, fato que dificulta a representação política da Zona Sul.

O ex-prefeito de Arroio Grande, Jorge Cardoso, elogiou a reconstrução do PDT de Pelotas e o fortalecimento que representa para toda a Zona Sul. Ele propôs que a região apresente dois candidatos a deputado federal e dois a deputado estadual como forma de aumentar a representação política. Para o presidente do PDT em Capão do Leão, Paulo Leite, caso Vieira da Cunha não vá para o segundo turno a campanha de agora fortalecerá seu nome para prefeito de Porto Alegre nas próximas eleições, assim como o crescimento do partido. O prefeito de Capão do Leão, Cláudio Victória, lamentou a situação financeira e administrativa que se encontram os municípios brasileiros e gaúchos e um dos principais motivos para isso é o fato de os recursos ficarem com a União, enquanto os serviços precisam ser prestados pelos municípios. Segundo ele, a burocracia exagerada do serviço público dificulta o trabalho na administração municipal.

A ala feminina do PDT de Capão do Leão realiza todos os meses, no dia 12, reunião das mulheres trabalhistas. A vereadora Nazi Medeiros defendeu que a política deve ser pensada para as próximas gerações e não apenas para as eleições. Ela ainda manifestou a necessidade urgente de uma sede para o PDT no município. O líder da bancada do PDT leonense, vereador Hugo Alexandre, apostou na candidatura própria para presidente, com já ocorreu com Cristóvam Buarque. “O problema que tivemos no RS é o mesmo da União. São muitos cargos do partido no governo do PT, por isso é difícil desgrudar e ter candidatura própria”, frisou.

Também presente na reunião de sábado, o presidente do PDT de Santa Vitória do Palmar, vereador Sidney das Neves, disse o partido vive um momento fértil com a candidatura própria. O que Sidney criticou foram as emendas parlamentares, que acabam criando “currais eleitorais” e subjugam vereadores e prefeitos aos parlamentares “benfeitores”.  De Pedro Osório, o vereador Cal Oliveira  propôs que os candidatos da majoritária façam vídeos de 5 minutos para apresentarem nos comícios sem sua presença a serem organizados pela Coordenaria Regional.

Por fim, o presidente do PDT de Pinheiro Machado, Manoel Ubiratan da Silva Oliveira, também criticou as emendas parlamentares, alegando que as mesmas sequestram a liberdade dos vereadores e prefeitos e ressaltou que a atual coordenadoria deve se preocupar com a participação dos representantes da Zona Sul no próximo Diretório Estadual do PDT, que hoje conta apenas com um único companheiro. O próximo Encontro Regional ficou agendado para 12 de julho, em Pinheiro Machado, e na ocasião deverá ser elaborado um calendário de reuniões.

Comentários ()

Seções