Entrada e saída de ônibus no Terminal Guanabara terão alterações
Mudanças serão adotadas para oferecer mais segurança aos usuários e entram em vigor na sexta-feira (5)
A partir de sexta-feira (5), começam a valer as alterações de entrada e saída do transporte coletivo no Terminal Guanabara. A Prefeitura salienta que as medidas serão implementadas para oferecer mais segurança aos usuários e aos veículos. As mudanças são resultado de estudos e análises desenvolvidos pela equipe técnica da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), com vistas à promoção de maior comodidade aos passageiros.
“As alterações decorrem de acompanhamento permanente da fiscalização. In loco, foi constatada a necessidade de melhor atender o público e, havendo viabilidade, definimos as mudanças que encurtarão distâncias a serem percorridas a pé por determinada parcela de usuários, além de outras que dizem respeito a itinerários”, registra o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam.
Novo trajeto
O novo acesso ao Guanabara será pelas ruas Marechal Deodoro e Uruguai e não mais pela Deodoro, Dom Pedro II, Manduca Rodrigues e Uruguai.
Usuários do transporte coletivo, que precisam desembarcar na Marechal Deodoro com Dom Pedro II para se dirigir à Beneficência Portuguesa, caminham 500 metros até o local de chegada. Com o novo trajeto, poderão descer na Deodoro com Gomes Carneiro, onde já param os ônibus da linha Bom Jesus, reduzindo a distância de 500 para 150 metros até o hospital.
“Identificamos que esse público é formado, na maioria, por mulheres que entram cedo no trabalho e saem tarde no fim da jornada. A redução da distância da caminhada aumenta proporcionalmente a segurança pessoal. A mudança beneficia os usuários”, observa o secretário Al-Alam.
As alterações também facilitarão para os clientes da Beneficência Portuguesa, pois será criada uma parada na rua General Osório com Gomes Carneiro, dentro do corredor, ao lado do hospital.
Os atrasos provocados pelo trem, quando cruza a linha férrea impedindo a entrada dos coletivos no Terminal, também diminuirão com a alteração no acesso ao local com o itinerário pela Deodoro até a rua Uruguai. A mudança ainda garantirá maior agilidade no deslocamento dos ônibus, porque, segundo a STT, a rua Dom Pedro II é estreita entre a avenida Saldanha Marinho e a rua Barão de Santa Tecla.
A parada de ônibus ao lado do Terminal Guanabara continuará sendo utilizada pelos coletivos que circulam pela rua Dom Pedro II, como rota principal, como é o caso da linha Padre Réus para embarque. Usuários que descem naquele ponto poderão desembarcar dentro do Terminal.
O desenho acima concentra as seguintes explicações:
– ponto vermelho: parada ao lado;
– trecho vermelho: deslocamento a pé, atualmente, do último ponto de desembarque da Marechal Deodoro até a Beneficência Portuguesa;
– cruz vermelha: localização do hospital;
– círculo vermelho: parada de desembarque dentro do Terminal, exceto linha Padre Réus. As alterações não implicam em perda de uma parada de embarque. O desembarque é que passará para dentro do Terminal.
O desenho acima explica o itinerário de saída do Terminal
– Trecho azul: trajeto atual
– Ponto amarelo: nova parada
– Cruz vermelha: hospital
– Trecho verde: acréscimo da mudança
Alteração de trajeto linha Toussaint
O itinerário do transporte coletivo feito atualmente pela linha Toussaint passa a ser o oficial. Alterações no trajeto original haviam sido adotadas em razão de condições viárias adversas, mas o percurso modificado atende os usuários de forma adequada.
O secretário Flávio Al-Alam salienta que a decisão de tornar oficial o trajeto atual é resultado de avaliações técnicas feitas pela equipe da STT e de acolhida a sugestões da própria comunidade.
O desenho acima apresenta as seguintes explicações:
– azul: trajeto original;
– vermelho: o que vai sair;
– verde: o que será acrescentado;
– círculos vermelhos: paradas extintas;
– retângulos verdes: paradas novas.
O desenho acima mostra como ficará a linha Terezinha/Toussaint
Mudança oficial na linha Pestano
A linha Pestano passará a circular dentro da localidade, oficialmente, pela rua Dez. O itinerário foi adotado há dois meses e será mantido devido às condições satisfatórias da via, que está totalmente asfaltada.
“As alterações anunciadas para as linhas Toussaint e Pestano não impactarão os usuários, tendo em vista que já foram adotadas, na prática, para promover conforto ao público em razão de condições viárias. Nosso compromisso é optar, sempre que possível, por medidas que promovam segurança e comodidade aos passageiros, favorecendo a pontualidade, confiabilidade e bons serviços no transporte coletivo”, pontua Flávio Al-Alam.