Diário da Manhã

sexta, 03 de maio de 2024

Notícias

Equipe do projeto Arquiteto de Família visita o Dunas

06 junho
16:20 2014

Estudantes e professores de Arquitetura e Urbanismo da UFPel estiveram na manhã desta sexta-feira (6/06/2014) nas ruas 27 e 29 do Loteamento Dunas em trabalho de campo do projeto Arquiteto de Família. Em Pelotas, o projeto que já desenvolvido no morro Vital Brasil, em Niterói (RJ), está sendo apresentado pela arquiteta da coordenadora da ONG Soluções Urbanas/Instituto Vital Brasil Mariana Estevão, com o apoio da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU), Faculdade de Arquitetura da UFPel, e Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS).

Programa promove a qualificação profissional e a melhoria nas habitações

Programa promove a qualificação profissional e a melhoria nas habitações

Das duas residências visitadas no Dunas, a primeira é uma casa construída em 2006, através da resolução 460, com recursos do governo federal, e que foi ampliada pelo morador. A segunda é um modelo de residência convencional, construída pelo próprio habitante. Foram avaliados problemas estruturais, conservação e área construída, entre outros itens que constam na aplicação do projeto.

“Queremos aprender as técnicas que são aplicadas para reconhecimento e identificação das condições estruturais das habitações para que possamos assim interferir e auxiliar”, adianta o gerente de Áreas Especiais de Interesse Social da SGMU, Cassius Baumgarten.

O projeto Arquiteto de Família desenvolvido no Rio de Janeiro promove a cultura da autoconstrução para trocar conhecimento, promovendo assim a qualificação profissional e a melhoria nas habitações.

As casas são reformadas aos poucos, de acordo com a renda familiar e utilizando a mão de obra dos próprios moradores e vizinhos. Os arquitetos de família auxiliam, através da elaboração de propostas, a transformação do espaço da moradia construído informalmente.

Um dos projetos da secretaria, adianta Baumgarten, é colocar em prática a lei 11.888, de dezembro de 2008, que assegura às famílias de baixa renda a assistência técnica pública e gratuita para o projeto de construção de habitação de interesse social.

A secretária Joseane Almeida (SGMU) se reúne, na tarde desta sexta-feira, com a coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (NAUrb) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Faurb) da UFPel, Nirce Medvedovski. Às 18h, na Faurb, haverá palestra sobre o projeto Arquiteto de Família.

Palavras-chave

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções