Diário da Manhã

sábado, 04 de maio de 2024

Notícias

Escola do Areal recebe instrumentos musicais para formação de orquestra

25 setembro
16:09 2014
Os mil alunos da instituição de ensino localizada no bairro Areal, em Pelotas, poderão usufruir dos 70 instrumentos entregues pelo secretário da Educação - Foto: David Alves/Palácio Piratini

Os mil alunos da instituição de ensino localizada no bairro Areal, em Pelotas, poderão usufruir dos 70 instrumentos entregues pelo secretário da Educação – Foto: David Alves/Palácio Piratini

A Escola Estadual de Ensino Médio Areal, de Pelotas, recebeu nesta quarta-feira (24) da Secretaria da Educação (Seduc), 70 instrumentos musicais para formação de orquestra estudantil. A iniciativa é pioneira na rede estadual de ensino e contemplará 51 escolas de todo o Estado, com investimento geral de R$ 1 milhão. A instituição de Pelotas conta com mil alunos que poderão usufruir dos novos equipamentos.

O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, que fez a entrega dos instrumentos, disse que a música estimula e desenvolve a função motora e cognitiva do jovem. “A música estará na formação integral de nossos alunos, cumprindo o objetivo maior da educação, que é ser um processo civilizatório, de construir e formar as pessoas para um mundo melhor.”

Para o titular da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Círio Almeida, o Estado está trazendo uma nova ferramenta para as escolas. “Os instrumentos complementarão o processo de ensino e aprendizagem, estimulando a socialização e o senso de responsabilidade de nossos alunos.”

A diretora, Rosangela de Lima, destacou que “Pelotas vive a cultura, a dança, a literatura e a música, e nomes consagrados, como Dicléia de Souza, Kleiton e Kledir e grupo Tholl, tiveram suas carreiras iniciadas nas escolas”.

Instrumentos

Cada escola receberá um kit com um piano eletrônico, dez violões, dez violinos, uma viola, um violoncelo, um contrabaixo elétrico, dez flautas doce soprano barrocas, dez flautas doce contralto barrocas, duas guitarras, um amplificador de contrabaixo, um amplificador de guitarra, uma bateria, dez estantes de partituras, duas escaletas, dez pandeiros, dois triângulos, um ganzá de platinela, dois bumbos com talabarte baqueta, dois taróis, um reco-reco, um microfone, dois pandeiros meia-lua e três afinadores para instrumentos de cordas.

Formação

Também no período da tarde, Azevedo participou da abertura do Colóquio Brasileiro de Formação de Professores do Mercosul, no Campus Pelotas-Visconde da Graça do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O secretário destacou a evolução do sistema educacional no século 21. “O conhecimento passa pelas pessoas, reconstruindo nossas heranças e saberes. O ser humano pode e deve andar na velocidade do mundo, adaptando-se, mas criando paradigmas com novas visões de mundo e que respondam aos desafios da atualidade”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções