Diário da Manhã

quarta, 15 de maio de 2024

Notícias

Escola que seria extinta forma primeira turma de 8ª série

26 dezembro
17:36 2013

Era o ano de 2010. Na Colônia Triunfo, 4º Distrito de Pelotas, misturavam-se sentimentos entre os moradores. A revolta, o medo e a determinação. A Secretaria Municipal de Educação decidira que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Wilson Müller, ali localizada, seria extinta. Única escola por quilômetros e quilômetros, única esperança para crianças e jovens, ainda que o ensino fosse até a 5ª série.

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Wilson Müller

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Wilson Müller

Fundada em 1977, a partir da doação do terreno que pertencia a Wilson Müller, a escola enfrentara muitas dificuldades para se manter em pé. Não era justo que uma canetada a derrubasse. A comunidade toda se mobilizou. Afinal, eram seus filhos que ali estudavam. Os alunos estavam assim divididos: 50% pomeranos, 40% afrodescendentes, oriundos do quilombo e 10% de outras etnias.

No ano seguinte, 2011, o professor Ademar Fernandes de Ornel assumia a titularidade da Secretaria Municipal de Educação. E lá estava a comunidade da Colônia Triunfo trazendo o coração nas mãos: manter em funcionamento a EMEF Wilson Müller. Depois de conhecer sua história, o secretário decidiu: além de não permitir seu fechamento, ampliaria as séries iniciais até completar o ensino fundamental.

Foram construídas mais duas salas de aula e outras dependências, com o auxílio da própria comunidade e da Secretaria. “As obras foram realizadas com baixíssimo custo e muita qualidade”, relembra Ademar Ornel. Dos oito professores e dois funcionários que atendiam 58 alunos, o secretário ampliou o quadro para dez professores e quatro funcionários e o número de alunos aumentava para 90.

Em 2012, dando continuidade à gestão de Ornel na Secretaria, a professora Mariluce Kurz Vieira ampliou para cinco salas de aula, treze professores e seis funcionários, que passaram a atender 125 alunos. O Programa de Educação para Jovens e Adultos, Peja, foi implantado, incluindo alunos quilombolas. Para tanto, foi preciso aumentar a quilometragem do transporte escolar e oferecer uma merenda diferenciada, o que levou a SME a providenciar em mais uma merendeira para a Escola.

A capacidade de resiliência da comunidade da Colônia Triunfo tornou possível concretizar o seu maior sonho: no último sábado, 21 de dezembro de 2013, formou-se a 1ª Turma de 8ª Série da Escola Wilson Müller. “Tornar este sonho realidade foi o maior presente que pudemos receber”, afirma a diretora da Escola, Lílian Aldrighi Gomes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções