Diário da Manhã

segunda, 17 de junho de 2024

Notícias

ESTAÇÃO FÉRREA: Restauração concluída e inauguração confirmada

12 dezembro
17:22 2014

Prédio que abrigará Cerest, Procon  e Guarda Municipal será inaugurado oficialmente na próxima segunda-feira às 20h.

ESPAÇO foi totalmente restaurado para abrigar novos serviços públicos FOTO:  Alisson Assumpção/DM

ESPAÇO foi totalmente restaurado para abrigar novos serviços públicos
FOTO: Alisson Assumpção/DM

O prédio número 7 da Praça Rio Branco, que abrigou a estação da antiga viação férrea em Pelotas e era conhecido pelas gerações mais novas como uma construção em ruínas, será entregue à comunidade na próxima segunda-feira às 20h. O imóvel foi totalmente restaurado, após 18 meses de trabalho a partir de um projeto que buscou manter o máximo possível dos elementos originais. Durante a cerimônia de inauguração da restauração do prédio histórico, o mesmo estará especialmente iluminado, e haverá show da cantora Daniela Brizolara.

“Pelotas assistiu este prédio, que é parte importante do patrimônio de nossa cidade, se deteriorar lenta e continuamente e agora vai se reacostumar com essa beleza”, comemorou a vice-prefeita Paula Mascarenhas, que ontem visitou o local.

Em 2015, o prédio restaurado abrigará o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e um memorial da viação, além de um posto da Guarda Municipal em um prédio anexo. Com o término da obra, a Prefeitura dará início ao processo de licitação para o mobiliário para sua ocupação de fato pelos seus novos ocupantes.

Executada pela Marsou Engenharia, a obra orçada em R$ 2,3 milhões com recursos dos fundos municipais do Cerest e pelo Procon teve os projetos aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

LARGO – A vice-prefeita antecipa que a intenção da Prefeitura é requalificar o Largo de Portugal, que fica em frente ao prédio, e transferir os ônibus que ali estacionam – alternativas para isso estão sendo buscadas – e tapam a visão do patrimônio recuperado.

estação ferrea 2 estação ferrea 3

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções