Estado estudará alternativas para auxiliar hospitais de Pelotas
Prefeita Paula expôs dificuldade enfrentada pelos hospitais filantrópicos, para manutenção dos serviços oferecidos pelo SUS, à secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann
A grave situação vivida pelos hospitais filantrópicos de Pelotas, devido ao déficit financeiro mensal e à dificuldade enfrentada para manterem os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi pauta da reunião entre a prefeita Paula Mascarenhas e a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, na terça-feira (5), em Porto Alegre. A gestora de Pelotas, junto da secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini, e representantes das instituições expuseram o problema ao governo do Estado, que se comprometeu em tentar buscar alternativas.
O Município já vem fazendo aportes com incentivos, além do que é contratualizado com os hospitais, mas não têm sido suficientes para amenizar os efeitos da crise. No dia 26 de agosto, a prefeita e a secretária municipal reuniram-se com representantes da Santa Casa, Beneficência, Espírita e São Francisco de Paula para analisar dados e articular o movimento regional.
“Agora estamos batendo na porta do Estado para pedir auxílio, seja para buscar ajuda em Brasília, seja para que o governo estadual faça um aporte para que nós consigamos manter um serviço de qualidade aos usuários do SUS”, frisou Paula.
A secretária Arita, junto com o governador Eduardo Leite, irão tentar buscar alternativas para o caso. A Prefeitura de Pelotas seguirá com os estudos de alternativas de auxílio e em permanente contato com as instituições de saúde para que não haja prejuízo ao atendimento público para a Zona Sul. Atualmente, o SUS atende, aproximadamente, um milhão de pessoas na região.