Diário da Manhã

segunda, 25 de novembro de 2024

Notícias

ESTÁTUA DE IEMANJÁ SERÁ RESTAURADA

ESTÁTUA DE IEMANJÁ SERÁ RESTAURADA
09 abril
16:42 2015

Na última quarta-feira, a estátua da orixá Iemanjá, que fica instalada em uma Gruta no Balneário dos Prazeres foi atingida por um incêndio criminoso. A imagem será restaurada.

Por quem? Eis aí mais um motivo para disputa entre os poderes Legislativo e Executivo em Pelotas.

iemanja02A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, já retirou a imagem do local e levou-a para a sede da Federação, na rua Lobo da Costa, onde a professora do curso de conservação e restauro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Andréa Bachettini, e a restauradora Fabiane Rodrigues Moraes tiveram o primeiro contato com a obra, sobre a qual deve ser aberto um diálogo com a UFPel para sua restauração. A escultura foi feita por Judith Bacci, laboratorista da Universidade e assessora de Antonio Caringi. A idade certa da santa precisa ser confirmada, mas fica entre 49 e 58 anos.

Por outro lado, uma reunião na sala da presidência do Legislativo, ao final da manhã desta quinta-feira, 09/04, entre os vereadores Ademar Ornel (DEM), Ricardo Santos (PDT) e Marcos Ferreira (PT), a Federação de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros e representantes de movimentos africanistas, foi decidido que a restauração da imagem da Santa e da Gruta de Iemanjá, será feita de forma particular, sem interferência do Poder Público. O presidente da Câmara, Ademar Ornel, deixou claro que o mais urgente é não permitir que, por causa do incêndio, o espaço conquistado no Balneário dos Prazeres, há quase 60 anos, seja perdido.

“Não vamos permitir que retirem a gruta de lá e levem para outro local. Temos que exigir o tombamento histórico de lá”. Ornel disse que o Legislativo vai apresentar projeto de lei para determinar que a área onde hoje está a gruta seja tombada como patrimônio do município.

 

Parece inacreditável, mas até mesmo neste assunto não há sintonia entre Câmara e Prefeitura, pelo contrário, há conflito.

0001“O governo cerrou as portas para a nossa Santa e agora querem retirar a gruta de lá”, afirmou Ornel. O presidente também disse que se a Universidade Federal quiser colaborar, será bem-vinda, “mas não vamos permitir que levem a imagem”.

Ele foi apoiado pelo presidente da Federação de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros, Joab Bohns. “Em 58 anos, isso nunca aconteceu e não pode ficar apenas registrado num boletim de ocorrência”. O presidente da Federação foi enfático em sua manifestação. Para ele, “o incêndio foi criminoso, a mando de alguém para tirar a gruta de lá”.

A professora Andréa Bachettini lembrou que a imagem é um patrimônio da cidade de Pelotas e antecipou que será um trabalho longo, sem garantias de que esteja pronto para a próxima Festa de Iemanjá, comemorada em 2 de fevereiro. Os restauradores precisarão fazer raios-x da imagem e ter acesso a fotos dela antes do incidente para definir como será feito o trabalho.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções