Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Estoque de sangue está em nível crítico

Estoque de sangue está em nível crítico
13 dezembro
18:55 2023

HemoPel necessita de doações com urgência

O Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) está precisando, com urgência, de doações de sangue de todos os tipos. Os estoques estão em nível crítico e o atendimento pode ser comprometido nos hospitais que dependem da distribuição – em Pelotas, o São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa; além de outros 23 municípios das regiões Sul e da Campanha.

O atendimento para doações é de segunda a sexta-feira das 7h30min às 17h30min, sem fechar ao meio-dia, e a legislação garante folga aos trabalhadores no dia da doação.

Quem teve Covid ou se vacinou recentemente pode doar?

Pessoas que não tiveram contato com suspeitos ou confirmados para Covid-19 podem doar. Quem teve a doença pode doar dez dias após ser considerado curado. Após as vacinas, é necessário esperar alguns dias. Nos casos da vacina da gripe e da CoronaVac, é possível doar depois de dois dias. Para as demais vacinas contra a Covid-19, são necessários sete dias de intervalo.

Quais as condições para ser um doador?

Podem doar pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, com idade entre 16 e 70 anos incompletos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam ter autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel, portando documento de identidade com foto. No dia da doação, precisa estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense. O telefone para outras informações é o (51) 3288-9193, ou WhatsApp (53) 98156-1209.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções