Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Estudante alemão participa de intercâmbio no IFSul

11 março
14:59 2014

Com o dicionário na mão e um sorriso estampado no rosto, o alemão Milan Heilmann desfila simpatia por onde passa. Há apenas uma semana em Pelotas, o estudante de 23 anos já coleciona alguns amigos e, aos poucos, começa a colocar em prática os objetivos traçados para o intercâmbio de pouco mais de três meses no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Ele é o quarto aluno da Universidade de Ciências Aplicadas de Trier (FH), da Alemanha, que participa da mobilidade estudantil garantida em um acordo firmado pelas duas instituições de ensino em 2010.

O jovem alemão irá estudar por 3 meses no IFSul

O jovem alemão irá estudar por 3 meses no IFSul

Natural de Frankfurt, Milan cursa Engenharia Industrial com ênfase em Economia e Sustentabilidade. Em Pelotas, atuará em um projeto sistêmico, junto com o Departamento de Projetos e Obras (DPO) do IFSul, realizando uma pesquisa para a utilização de energias alternativas nos prédios do instituto federal. Além disso, também está confirmada a sua participação em um grupo de pesquisa do câmpus Pelotas.

“O Milan vem do câmpus Birkenfeld, considerado o câmpus ambiental e ecologicamente correto da Universidade de Trier. Acreditamos que ele poderá ajudar bastante nesse projeto com a DPO”, afirma Lia Pachalski, titular da Assessoria de Assuntos Internacionais do IFSul, que esteve reunida com dirigentes do câmpus Pelotas para traçar o plano de estudos do jovem alemão para os próximos três meses.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul visitado por Milan, que já esteve no Japão, Tailândia, Laos, Camboja, Austrália e conhece praticamente toda a Europa. Em Pelotas, uma de suas metas é se aperfeiçoar na língua portuguesa. Por isso, é comum ver o rapaz circulando por aí com dois dicionários: um com tradução do Alemão para o Português e outro do Português para o Alemão.

Ele também não dispensa o bloco de anotações. Nele, estão escritos vários vocábulos da língua portuguesa ouvidos por ele desde que chegou ao Brasil. De todos, a palavra sustentabilidade, de longe, foi eleita por Milan como a mais difícil e praticamente impronunciável e se tornou motivo de brincadeiras nos bastidores da entrevista concedida para a equipe da Comunicação Social do câmpus Pelotas.

O futebol é uma paixão antiga de Milan, que sonha em ir nos jogos da Copa do Mundo que o Brasil vai sediar

O futebol é uma paixão antiga de Milan, que sonha em ir ao Beira Rio assistir um jogo da Copa do Mundo

Futebol, paixão internacional – Apaixonado pelo Eintracht Frankfurt, Milan, como todo fiel torcedor, não pode nem ouvir falar do temido Bayern de Munique, atual campeão do Mundial de Clubes, disputado em dezembro do ano passado, no Marrocos. Apesar da supremacia do rival, o estudante defende com unhas e dentes o time do coração, que ostenta em suas galerias um Campeonato Alemão (1958-1959), quatro Copas da Alemanha (1973/1974, 1974/1975, 1980/1981, 1987/1988); e uma Copa da Uefa (1979/1980).

Milan está bastante ansioso pelo início da Copa do Mundo. Confiante no potencial da seleção de seu país, ele acredita que a Alemanha chegará fácil ao tetracampeonato, embora reconheça que o Brasil de Neymar será uma pedra no sapato, por jogar em casa e também pela qualidade de seus jogadores. Sua confiança é tão grande que já dá como certo o triunfo alemão no Grupo G, o que garantiria a equipe em um dos jogos das oitavas de final, no dia 30 de junho, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

“Não sei se vou conseguir comprar os ingressos para o estádio, mas quero muito ir a Porto Alegre, pelo menos para sentir o clima que vai envolver esse jogo”, comenta.

O esporte bretão, aliás, não sai da cabeça de Milan. Com amigos do pensionato onde mora, no bairro Simões Lopes, participou de sua primeira pelada, costume cultivado desde pequeno, como comprovam algumas fotos de infância postadas em uma rede social, nas quais aparece com um grupo de colegas em uma escolinha de futebol (o primeiro sentado, da esquerda para a direita).

FOTOS/CRÉDITO: Alexandre Abreu

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções