Diário da Manhã

sábado, 18 de maio de 2024

Notícias

Estudante da Emef Ferreira Viana vence concurso Calçada Legal

31 outubro
17:13 2014

Paula Rodriguez e a professora Jaqueline Braz receberam um tablet cada. A prefeitura irá revitalizar a calçada do educandário.

Autora da redação “As calçadas”, Paula Rodriguez e sua orientadora, a professora Jaqueline Peter Braz, ganharam cada uma um tablet como prêmio, doados pela ABMCJ, e a escola receberá a revitalização completa da sua calçada, feita pela Prefeitura

Autora da redação “As calçadas”, Paula Rodriguez e sua orientadora, a professora Jaqueline Peter Braz, ganharam cada uma um tablet como prêmio, doados pela ABMCJ, e a escola receberá a revitalização completa da sua calçada, feita pela Prefeitura

Foi feita na manhã desta sexta-feira (31/10/2014) a entrega da premiação a Paula Rodriguez, de 13 anos, estudante do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ferreira Viana, na Balsa, vencedora do concurso de redação “Calçada Legal”., de iniciativa da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) em parceria com a Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Smed).

Autora da redação “As calçadas” (trecho, abaixo), Paula Rodriguez e sua orientadora, a professora Jaqueline Peter Braz, ganharam cada uma um tablet como prêmio, doados pela ABMCJ, e a escola receberá a revitalização completa da sua calçada, feita pela Prefeitura – embora a preservação dos passeios públicos não seja atribuição do Município, mas do proprietário do imóvel na frente do qual ele se encontra. Jaqueline diz que levou os alunos para passear pelo bairro, fotografar e discutir a situação das suas calçadas e como melhorá-las, o que rendeu boas redações que logo foram inscritas no concurso.

Foram inscritas 61 redações, de estudantes do 6º ao 9º ano, de oito escolas da rede municipal envolvidas no projeto, que desenvolveram o tema “O cuidado das calçadas de sua cidade, de seu bairro, da frente de sua casa”. O objetivo do projeto era incentivar crianças e jovens do ensino fundamental a avaliar e refletir sobre a necessidade de cuidado com as calçadas, como trabalhar para a melhoria do cotidiano urbano, incentivar ações de valorização de ruas mais bonitas, nas quais se possa caminhar de forma prazerosa, com segurança, sem o risco de acidentes, oferecendo mais qualidade de vida a todos que vivem ou passam pelo local.

O prefeito Eduardo Leite lembrou que a cidade é formada por pessoas, prédios, cultura, escolas e uma série de outras coisas, mas antes de mais nada, uma cidade é um pedaço de terra, um terreno onde pessoas (no caso de Pelotas, 350 mil) escolheram viver juntas, e esse pedaço tem que estar limpo e organizado. “É claro que o governo tem que limpar, mas se tivesse que limpar menos, porque as pessoas sujam menos, sobraria mais recursos para investir em outras coisas, como nas escolas”, ponderou.

Para a vice-presidente da ABMCJ, Ceres Meireles, inicialmente algumas pessoas não viam a relação entre o tema e a realidade das crianças, mas ele está diretamente relacionado com a segurança das pessoas. O que foi percebido durante o processo. Ceres leu uma seleção de frases das redações, o que levou os participantes a risos e reflexões. Confira:

“As calçadas estão por todos os lados, por todas as ruas. Passamos por elas praticamente 365 dias por ano, mas mal as observamos. Apesar de serem estáticas, elas têm vida e precisam de cuidados.” (trecho da redação vencedora, de Paula Rodriguez, Emef Ferreira Viana)

“Chegamos a conclusão de que devemos conscientizar as pessoas que cuidar das Calçadas é dever de cada um de nós!” (Leonardo Gonçalves, Emef Jeremias Fróes)

“Seria bom se pudéssemos marcar cada calçada de nosso modo, encher a cidade de cores e novas ideias. Torná-las nossos pequenos pedaços coloridos de vida. Tornar nossos próprios passos coloridos!” (Quiéle Sodré Lemos, Emef Ferreira Viana)

“Calçada Legal é ter um lugar bonito para se caminhar e tomar chimarrão ao por do sol! Curtir o dia sentado à frente de sua casa junto a sua família e ver seus filhos brincar!” (Patrique Guimarães, Emef Jornalista Deogar Soares)

“Eu acredito que todos devem fazer a sua parte!” (Thais Duarte da Silva, Emef Jeremias Froes)

 “Deixo um recadinho: Cuide da sua calçada. É um sinal de amor pela cidade e de respeito pelas pessoas.” (Gabriele de Carvalho, Emef Jeremias Fróes)

“O que vai custar varrer sua calçada todos os dias?” (Liriel Schaun dos Santos, (Emef Francisco Caruccio)

“Eu queria pedir para as pessoas que conservassem as calçadas para que nossa cidade fique bonita, organizada, segura.” (Aline de Oliveira Gonçalves, Emef Nossa Senhora de Lourdes)

“Em frente à Escola que eu estudo a calçada é horrível, tem buracos e se chove a água fica lá. Isso que a calçada é uma descida, imagina se não fosse!!!” (Gabriela Duarte, Emef Jeremias Fróes)

“Se todos fizessem a sua parte a vida das pessoas melhoraria muito. São pequenas atitudes que mudam o mundo.” (Karolaine Moreira, Emef Jornalista Deogar Soares)

“Mesmo a Calçada sendo um espaço público é de responsabilidade do (a) proprietário (a) conservá-la regularmente.” (Aline Muller, Emef Jornalista Deogar Soares)

“Muitos falam que a culpa é dos governantes, mas se cada um fizesse a sua parte, nossa cidade teria calçadas perfeitas!” (Andressa Edom, Emef Ferreira Viana)

“Eu quero ganhar o prêmio, mas quero ganhar mesmo é a Calçada pro meu colégio!” (Patryck dos Santos, Emef Jeremias Fróes)

“A calçada, além de ser o local onde os pedestres podem deslocar-se com segurança, também serve para deixar ainda mais bonitas as ruas de nossos bairros. É onde os vizinhos comem bergamota ao sol, tomam chimarrão e também as crianças brincam!” (Sarah Ávila, Emef Ferreira Viana)

“Uma calçada regular garante mais saúde em nosso dia-a-dia, evitando tombos e ferimentos. Prevenir sempre será melhor do que remediar.” (Guilherme dos Santos Tedesco, Emef Ferreira Viana)

“No centro tem calçadas legais, mas nem tanto… Aqui no bairro não tem nenhuma calçada.” (Bruna Emilly, Emef Jornalista Deogar Soares);

“Na verdade, Calçada Legal beneficiaria a todos nós!” (Queise Domingues, Emef Jornalista Deogar Soares)

“Há descaso com as calçadas. A falta de fiscalização torna difícil a mudança dessa situação!” (Luciano Júnior, Emef Ferreira Viana)

“Se nos unirmos pelo nosso bairro, sem jogar lixo e sem deixar de valorizar coisas que parecem pequenas mas que, na verdade, tem grande utilidade, não teremos apenas uma calçada legal, mas uma cidade, ou até um mundo legal!” (Isabel Araújo da Silva, Emef Francisco Caruccio).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções