Diário da Manhã

quarta, 08 de maio de 2024

Notícias

Estudos de viabilidade para a construção Travessia a Seco entre Rio Grande e São José do Norte já estão agendados

Estudos de viabilidade para a construção Travessia a Seco entre Rio Grande e São José do Norte já estão agendados
30 maio
15:26 2014

Com o Plenário 13 da Câmara lotado, o Deputado Federal José Stédile presidiu na quinta-feita, 29/05,  a Audiência Pública, na Comissão de Viação e Transportes, que debateu o Projeto de Construção da Travessia a Seco entre Rio Grande e São José do Norte.

A sessão foi solicitada pelo presidente regional da comissão, o vereador Jair Rizzo. “Saímos felizes da audiência realizada hoje, pois em seu pronunciamento o engenheiro Adailton, Diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT representando o Ministro de Estado dos Transportes, nos apresentou o estágio que se encontra o cronograma das duas primeiras etapas que vão nortear o projeto definitivo da travessia a seco entre Rio Grande e São José do Norte”, declarou o vereador.

O cronograma apresentado pelo Diretor do DNIT mostra que o termo de referência ficará concluído no próximo mês, o que norteia todo o estudo de viabilidade. Em julho, será publicado o edital. A licitação está prevista para setembro, e em outubro a contratação do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. A conclusão desse estudo está prevista com uma data bem elástica para novembro de 2015, mas o diretor do DNIT informou que ele poderá ficar pronto bem antes do previsto. Esse estudo de viabilidade vai apontar a melhor alternativa da travessia a seco, (ponte ou túnel, ou misto: ponte e túnel) a partir daí será elaborado um projeto de construção da obra.

Segundo José Stédile essa obra é estratégica e importante, não só para Rio Grande e São José do Norte, mas para todo o Rio Grande do Sul pela ligação da BR 101 ao Porto de Rio Grande e a Zona Sul do estado.

Ao término do debate, membros da Comissão Regional Pró-Construção da Travessia a Seco entre Rio Grande e São José do Norte entregaram aos parlamentares presentes um abaixo-assinado que já conta com quase 25 mil assinaturas, além de reportagens e depoimentos que comprovam a situação caótica da travessia.

O que ficou alinhado na audiência pública é que o deputado José Stédile agendará uma audiência junto à Casa Civil para ser entregue o relatório da audiência realizada hoje e o abaixo-assinado. O objetivo é sensibilizar o governo sobre a urgência do projeto incluindo o mesmo no PAC 2015.

Além do deputado federal José Stédile, e do vereador Jair Rizzo, também se pronunciaram as autoridades: Ana Amélia Lemos (Senadora) Fernando Antonio Machado (Presidente da Câmara de Vereadores de São José do Norte), Frabian Zogbi Roig (Vice-Presidente da Câmara de Vereadores de São José do Norte), André Soares (Vice-Presidente da Câmara de Vereadores de Mostardas), Gilnei Nazareth (3º Vice-Presidente da Câmara de Vereadores de Mostardas), Enilson Pool da Silva (usuário do transporte), Zeny Oliveira (Prefeito de São José do Norte), Alexandre Lindenmeyer (Prefeito de Rio Grande), Paulo Harrison Ventura Willadino, (representante da empresa Flopal), Luiz Augusto Bizzi (representante da empresa Rio Grande Mineração), Juarez Molinare, (diretor da Agergs), Airtin Vinhas (representante do Sinduscon/RS), Adailton Cardoso Dias (Diretor de Planejamento e Pesquisa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, representado o Ministro de Estado dos Transportes), Flávio Vigilante (vereador de Rio Grande), Getúlio Moisés (vereador de Capivari), Raul Dias da Silva (vereador de Palmares do Sul) e Andrea Westphal (vereadora de Rio Grande).

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções