Diário da Manhã

segunda, 23 de dezembro de 2024

Notícias

Evento cultural em solidariedade aos atingidos pela enchente acontece neste sábado (8) em Pelotas

Evento cultural em solidariedade aos atingidos pela enchente acontece neste sábado (8) em Pelotas
06 junho
09:00 2024

“Solidariedade na Rua” será na Praça Coronel Osório e terá música, oficinas, venda de alimentos, feira de adoção de animais, e outras atividades

O movimento Solidariedade Pelotas, iniciativa fomentada por sindicatos e movimentos sociais para minimizar o sofrimento das pessoas atingidas pela enchente, anuncia a realização de um evento cultural neste sábado, 8 de junho. O Solidariedade na Rua contará com atrações musicais, oficinas, atividades, feira de adoção de animais e banquinhas para exposição e venda de itens, como livros, alimentação e bebidas. Toda a renda dos itens comercializados será revertida para o movimento em apoio às pessoas atingidas. O evento ocorre na Praça Coronel Pedro Osório, com início às 10h e final previsto para às 17h.

De acordo com a organização, o objetivo é promover um momento cultural capaz de agregar a participação de todas as entidades e indivíduos que são parceiros do movimento. O evento será realizado com apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), 8M Pelotas, Instituto Mario Alves (IMA), Armazém do Campo, sindicatos e movimentos sociais. A arrecadação de fundos será feita a partir da  venda de livros do IMA e de alimentos e bebidas doados e preparados por voluntários. Ao longo de toda a atividade haverá também uma banca para recebimento de doações de materiais de higiene pessoal, limpeza e ração para animais domésticos.

De acordo com Hellena Vieira, uma das organizadoras do evento, a ideia é mostrar para a sociedade o trabalho realizado. “A gente lançou esse evento para dar visibilidade e mostrar o trabalho da sociedade civil organizada, dos sindicatos, dos movimentos sociais, dos coletivos e partidos”, explica Hellena. A organizadora destaca, ainda, a importância da busca por recursos. “Apesar de as coisas, aos poucos, estarem voltando ao normal, as pessoas que foram atingidas vão demorar um tempo para se restabelecerem e a gente vai precisar tanto de fundos, quanto de comida para auxiliar essas pessoas”, afirma.

A voluntária destaca a importância e as diferentes razões que levaram o movimento a promover o Solidariedade na Rua. “A gente está com essa expectativa de arrecadar mais fundos, além de ter um espaço para ajudar os animais a serem adotados e, no meio de tudo isso, promover essa ação cultural”, finaliza Hellena.

Ao longo da semana, mais detalhes serão divulgados nas redes sociais do Solidariedade Pelotas, no Instagram (@solidariedadepelotas2024), no TikTok (@solidariedade.pel) e no Facebook (Solidariedade Pelotas).

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções