Evento da Unicef em Pelotas reforça compromisso com a primeira infância
Encontro chamado “Fora da Escola não Pode” foi realizado na quarta-feira (4) e debateu iniciativas de combate à evasão escolar
A prefeita Paula Mascarenhas participou, na tarde desta quarta-feira (4), do “Fora da Escola Não Pode: cada criança e adolescente tem o direito de aprender”, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que visa diminuir a incidência de evasão escolar. O encontro foi realizado pela Prefeitura, no auditório da sede regional do Sicredi, e teve como objetivo estimular e fortalecer uma rede intersetorial na busca por alunos que se encontram fora da escola.
Paula lembrou da importância das crianças e adolescentes permanecerem nas escolas e do papel dos municípios na garantia desse direito. “É uma alegria e emoção participar deste evento. São momentos como esse que mostram a capacidade da nossa estrutura interna de servidores e servidoras. Este processo do comitê intersetorial e o trabalho da Busca Ativa Escolar tem sido motivo de orgulho. Cada criança que conseguimos resgatar para nossa rede de ensino representa uma grande vitória. Com a estruturação do Pelotas Pacto Pela Paz, aprendemos que são poucos os municípios que tomam para si essa missão de criar um território de paz, com que as crianças possam crescer e se desenvolver sem risco de violência”, destacou a chefe do executivo.
Participaram do encontro a Secretária de Saúde, Rosana van der Laan, o secretário de Assistência Social, Edmar Mesquita, a diretora executiva da Secretaria de Educação e Desporto, Clotilde Victoria, a coordenadora executiva do Pacto Pelotas Pela Paz, Aline Crochemore, o diretor-presidente da Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), Fernando Martins, além da representante da Unicef, Thais Fernandes Batista, e de representantes da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ªCRE) e dos conselhos municipais de Educação e dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Fotos: Michel Corvello