Evento discute inserção e protagonismo feminino na tecnologia

Segunda edição do International Women’s Day Pelotas será realizada neste sábado no Pelotas Parque Tecnológico
Elas são minoria no mercado tech. De acordo com o mais recente relatório de diversidade de gênero divulgado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), apenas 39% dos empregos no setor no Brasil são ocupados por mulheres. É com foco em conectar mulheres da área de tecnologia de Pelotas e região, promovendo um espaço seguro para o diálogo aberto sobre tecnologia que a segunda edição do International Women’s Day (IWD) será realizada em Pelotas no próximo sábado (5), no Pelotas Parque Tecnológico (PPT).
Promovida pelo programa Women Techmakers (WTM), a ação é uma iniciativa global do Google que busca dar visibilidade, engajar comunidades e prover recursos para que mais mulheres trabalhem com tecnologia. Em 2025, o evento pelotense terá como ponto essencial oferecer ferramentas para que as participantes possam se inspirar e, principalmente, conquistar protagonismo neste ambiente ainda tão masculino.
Uma das organizadoras do evento, a engenheira de software Gabriella Staniecki explica que o IWD 2025 tem como tema “Redefinir o possível”, tendo entre seus objetivos promover muita interação entre as participantes através de diferentes dinâmicas e rodas de conversa que permitam conexões, tanto entre quem já atua no setor quanto entre aquelas que buscam seus espaços.
“Como ponto central queremos que cada uma consiga refletir em como elas, com o auxílio da tecnologia, podem redefinir o próprio possível. Iremos trazer ao evento mulheres que ocupam cargos de liderança na tecnologia, que utilizam inteligência artificial para impulsionar suas carreiras e os negócios que estão inseridas. Com isso queremos evidenciar o protagonismo que as mulheres podem assumir dentro da tecnologia”, diz Gabriella, que é coordenadora do Google Developer Groups (GDG) Pelotas e embaixadora da Women Techmakers.
Entre as principais atividades estarão palestras com Isabella Teixeira, head de digital marketing na Stefanini, e Josiane Assis, head de novos negócios na Rocketseat.
Discussões em um ambiente ideal
Embora a desigualdade de gênero seja bastante marcada no setor tecnológico, o IWD pretende fugir do formato de debate sobre as dificuldades enfrentadas, concentrando sua proposta em fazer com que o tema esteja presente através da apresentação de conteúdos e discussões capazes de potencializar a presença feminina neste mercado. Por isso, a escolha por um espaço já consolidado para eventos de inovação em Pelotas. “Desde de 2018 temos uma parceria com a Co.Place Coworking e o Parque Tecnológico, onde realizamos diversos eventos do GDG e WTM Pelotas”, indica Gabriella.
Para Leandro Gausmann, sócio da Co.Place Coworking e membro do Conselho de Administração do Pelotas Parque Tecnológico, os ambientes de inovação estabelecidos pela empresa e o PPT tem como propósitos justamente oferecer condições favorável ao desenvolvimento de tecnologia e empreendedorismo. “O GDG foi um dos primeiros movimentos que se aproximaram do nosso ambiente e que desenvolveram diversas atividades em parceria conosco. Vemos o grande potencial de expandir a parceria através de uma maior presença e reconhecimento dessa iniciativa no ecossistema de inovação de Pelotas.”
Como participar
As inscrições para o International Women’s Day (IWD) Pelotas podem ser feitas pelo site whizr.app/evento/iwd-redefinir-o-possivel. Conforme as organizadoras, restam poucas vagas. No entanto, outros eventos serão realizados ao longo do ano e as informações podem ser acompanhadas pelos perfis no Instagram do Google Developer Groups Pelotas (@gdgpelotas), Co.Place Coworking (@coplacecoworking) e Pelotas Parque Tecnológico (@pelotasparquetecnologico).