Diário da Manhã

sexta, 03 de maio de 2024

Notícias

Evento sobre os 50 anos do golpe que deu origem à ditadura é realizado amanhã

03 abril
14:58 2014

A Universidade Católica de Pelotas sedia, nesta sexta-feira (04), o evento Repressão do Estado: o que mudou 50 anos depois?. O debate, que terá a presença de professores, jornalista e historiador, é organizado pelo Núcleo de Advocacia Popular do curso de Direito, o curso de Serviço Social e o Coletivo RUA – Juventude Anticapitalista. A atividade terá lugar na Sala 100 K do Prédio Santa Margarida, às 14h30min.

O evento é gratuito e as inscrições poderão ser feitas na hora.

O evento é gratuito e as inscrições poderão ser feitas na hora.

O dia 31 de março marcou os 50 anos do golpe que deu origem à Ditadura Civil-Militar no Brasil. A atividade está relacionada com outras tantas que ocorrem durante a semana em todo o país e que promovem o resgate da memória e da história dos acontecimentos que levaram ao Golpe de Estado que interrompeu um governo constitucional e impôs uma ditadura civil-militar que durou 21 anos.

O evento problematiza os 50 anos transcorridos, assim como as instituições que a sociedade brasileira herdou deste período.

Dentre os temas que serão debatidos são destaque a repressão do Estado, a criminalização dos movimentos sociais e populares e a proposta de desmilitarização da polícia e da política articulada por várias entidades nacionais.

O debate será facilitado pela jornalista Luka Franka, do Comitê pela Desmilitarização da Polícia e da Política de São Paulo, pelos professores Renato Della Vechia e Tiago Nunes, ambos da UCPel, e pelo historiador Pierri Porciúncula, militante do movimento RUA – Juventude Anticapitalista.

Palavras-chave

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções