Diário da Manhã

sexta, 21 de junho de 2024

Notícias

Exposição Fotográfica – Atividade cultural ainda alusiva ao Dia do Patrimônio ficará disponível em diversos pontos de Morro Redondo

Exposição Fotográfica – Atividade cultural ainda alusiva ao Dia do Patrimônio ficará disponível em diversos pontos de Morro Redondo
01 março
10:43 2024

Estudantes e comunidade do Morro Redondo, foram desafiados a registrar em imagens, cenários de natureza, arquitetura e retratos

Falar de cultura e patrimônio, deveria ser algo trivial na nossa rotina. Buscando proporcionar essa valorização pela identidade e pelo o que é “nosso” é que o coletivo @bemdomorro propôs dentro da programação do Dia do Patrimônio 2023 o Primeiro Concurso Fotográfico do município.

Na ocasião estudantes e a comunidade em geral do Morro Redondo, foram desafiados a registrar em imagens, cenários de natureza, arquitetura e retrato.

Foram recebidas muitas imagens de forma virtual, já que na ocasião foi o proposto, para facilitar a participação de todos. Através de uma parceria firmada com a Cooperativa Sicredi, foi possível viabilizar a impressão das imagens e assim realizar uma exposição para toda comunidade, com os registros dos participantes.

De forma itinerante e gratuita, as imagens ficarão expostas em diferentes espaços do município, e para inaugurar essa rota, o Sicredi, assim como o apoiador desta ação, foi o primeiro a receber a exposição de fotos, possibilitando assim que mais pessoas possam prestigiar os contemplados no Concurso, proporcionando mais uma ferramenta de cultura.

“Posso dizer que o Sicredi busca em cada município, estar junto a comunidade, prestigiando e apoiando ações e atividades. Com relação ao Concurso fotográfico, quando nos foi apresentado, entendemos a importância de estarmos juntos, pois envolve jovens, a questão cultural e patrimônio do município e, principalmente, o fato de valorizar as coisas do nosso município. Somos gratos por estar juntos nestes momentos”, comenta André Luiz de Moraes Lopes, gerente da Agência de Morro Redondo.

Outros espaços como escolas e empreendimentos também receberão a exposição ao longo do ano.

Sobre o Dia do Patrimônio

No ano de 2023, o tema do Dia do Patrimônio foi “Cultura e Cidadania”, e a programação destacou a diversidade cultural dos municípios gaúchos, a participação cidadã e o direito de acesso às manifestações. As atividades também proporcionaram uma reflexão sobre a história e fortalecimento dos laços culturais entre as comunidades, além de gerar apoio à economia local, contribuir para a criação de espaços de convivência e promover o desenvolvimento sustentável.

As comemorações do Dia Estadual do Patrimônio Cultural começaram em 2019, e são uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), do Departamento de Memória e Patrimônio (DMP) e do Sistema Estadual de Museus (SEM). A programação especial das instituições em torno da data ocorre sempre no terceiro fim de semana de agosto, em referência ao Dia Nacional do Patrimônio, celebrado no dia 17 do mesmo mês.

Exposição:

O que? Primeiro Concurso Fotográfico Amador de Morro Redondo

Onde? Sicredi Morro Redondo – Av. dos Pinhais, 2

Horário? 9h às 11h45 e das 13h às 16h

(Durante funcionamento da Agência)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções