Diário da Manhã

terça, 30 de abril de 2024

Notícias

Exposição reúne fotos de arte funerária

25 março
16:41 2014

arte funerária 1Está aberta ao público, até o dia 18 de abril, das 12h30 às 18h, a exposição “Outro Tempo”, do artista visual Daniel Konrath, na sala Antônio Caringi, no Centro Cultural Adail Bento Costa – prédio da Secretaria de Cultura (Secult), Casarão 2 da Praça Coronel Pedro Osório.

O cenário fotografado foi o Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, local que, de acordo com Konrath “por si só, já proporciona uma relação com o tempo diferente da qual estamos habituados na contemporaneidade”. Com a exposição ele pretende auxiliar na divulgação do patrimônio pelotense que necessita de atenção, pois corre o risco de se perder, devido às intempéries e a ação humana.

A tentativa é de “desacelerar o tempo”, alterando a percepção do mundo e ampliando o olhar sobre o lugar e as coisas, ao utilizar uma técnica mais simples de se captar a imagem, a Pinhole, que faz fotos sem lentes, por meio de pequenos orifícios.

O artista explica que com esta técnica, a instantaneidade com a qual estamos habituados se perde e o tempo é ampliado, tanto para a fixação da imagem no filme, quanto para a contemplação do resultado. Assim, antecede ao ato de fotografar, o ver, o apreciar, o imaginar, o idealizar, o refletir, para que se possa então, conceber, esperar e contemplar.

 

Palavras-chave

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções