Faculdade de Direito da UFPel recebe sessão didática de julgamento da Justiça Eleitoral

Desembargadores eleitorais do TRE-RS estarão na Universidade Federal de Pelotas
A atividade inaugural do curso de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para o ano letivo de 2025 contará com sessão didática de julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), sobre casos reais da região. O evento será realizado nesta terça-feira (1º), às 19h, no Salão de Atos da Faculdade de Direito (Praça Conselheiro Maciel, 215).
A pauta do Tribunal tratará de processos reais originários de São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Pelotas, abordados de forma didática, para contribuir com a formação acadêmica. A sessão será também transmitida, ao vivo, no Youtube, pelo canal do TRE-RS, destinado às sessões de julgamento.
A sessão de julgamento didática será conduzida pelo presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes e contará com a presença dos demais integrantes do Pleno: o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Mario Crespo Brum; a desembargadora eleitoral, Patrícia da Silveira Oliveira; o desembargador federal, Cândido Alfredo Silva Leal Júnior; o desembargador eleitoral, Volnei dos Santos Coelho; o desembargador eleitoral, Nilton Tavares da Silva; e o desembargador eleitoral substituto, Francisco Thomaz Telles; além do procurador regional eleitoral, Dr. Claudio Dutra Fontella.
Na avaliação da diretora em exercício da Faculdade de Direito, Anelize Corrêa, o evento é uma “oportunidade singular”. A mobilização para o julgamento fora de sede (situada em Porto Alegre) proporcionará que estudantes conheçam o funcionamento do TRE-RS e acompanhem o desenvolvimento de uma sessão da Justiça Eleitoral.