Falta de camarão na lagoa frustra expectativa de boa safra
Quantidade de chuvas elevou o nível da lagoa e inviabilizou a entrada de água salgada. Comitê Gestor das Feiras de Pescado reúne-se para debater situação
Tradicional evento anual, na Colônia de Pescadores Z3, para marcar a abertura da temporada de captura do camarão, que começa dia 1º de fevereiro, não será realizado nessa data. A decisão foi tomada pelo Comitê Gestor das Feiras de Pescado, nesta quinta-feira (11), em razão da falta do crustáceo na Lagoa dos Patos, em consequência do volume de chuvas registrado na região de Pelotas e no Estado no ano passado. A grande quantidade de precipitações elevou o nível da lagoa, o que inviabilizou a entrada de água salgada condutora das larvas do crustáceo.
Comitê fará reuniões periódicas de avaliação – Fotos: Divulgação/SDR
A Prefeitura informa que o Comitê decidiu promover o evento deste ano no fim da temporada, que se encerra dia 31 de maio. Existem expectativas quanto a mudanças das condições climáticas nos próximos meses, que favoreceriam a salinização da Lagoa dos Patos e o desenvolvimento do camarão.
A reunião do Comitê Gestor, integrado pela Prefeitura, Emater e entidades vinculadas à pesca, foi realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, com a participação da equipe, e também contou com representantes da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, da Secretaria de Saúde, por intermédio da Vigilância Sanitária, das colônias de pescadores, e Associação dos Pescadores Feirantes da Z3 e Balsa.
De acordo com o diretor executivo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Robinho Botelho, o Comitê definiu que se reunirá, para avaliar a situação, sempre na última sexta-feira de cada mês.