Diário da Manhã

segunda, 06 de maio de 2024

Notícias

FANTASMA DE 50 : Uruguai conquista vaga no sufoco

25 junho
09:48 2014

Itália e Uruguai faziam um jogo de respeito mútuo até os 15 minutos do segundo tempo da partida desta terça-feira na Arena das Dunas, em Natal. A expulsão de Marchisio deu coragem para o time uruguaio partir em busca da vitória num confronto direto que definia o segundo colocado do Grupo D. Diego Godín aproveitou uma cobrança de escanteio, aos 36, para determinar a classificação de mais uma seleção sul-americana. A Itália é a terceira campeã mundial a se despedir do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo. Antes houve a eliminação de Inglaterra e Espanha.

As duas equipes espelharam o mesmo esquema tático: três zagueiros, os alas passando pouco para o ataque, meio-campo congestionado e um dos atacantes recuando para fazer a armação das jogadas. Desta maneira, o jogo ficou truncado. As chances de gol e conclusões foram raras. O Uruguai até teve uma chance interessante no primeiro tempo, com Cristian Rodríguez, mas Buffon fez duas grandes defesas no mesmo lance. A Itália parecia interessada apenas em administrar o empate, que lhe daria a classificação por possuir melhor saldo de gols.

Godín ganha no alto, a bola bate nas suas costas e vence Buffon: Uruguai recupera a mística celeste

Godín ganha no alto, a bola bate nas suas costas e vence Buffon: Uruguai recupera a mística celeste

EXPULSÃO – Balotelli sentiu uma lesão e não voltou para o segundo tempo. A expulsão de Marchísio, que entrou por cima da bola para atingir a perna de Arévalo Ríos, mudou o rumo da partida. Em seguida, Buffon brilhou em conclusão de Luis Suárez. O gol uruguaio foi marcado por Godín, que assumiu a liderança do time com a saída de Diego Lugano (lesionado) e Forlán (reserva). Ele ganhou na jogada aérea, mas a bola bateu na sua cabeça e nas suas costas para vencer Buffon.

Os minutos finais do jogo foram de enorme tensão. Até Buffon foi para a área uruguaia em busca do gol de empate. Pela segunda Copa consecutiva, a Itália sai fora logo na primeira fase. Já o Uruguai segue com o sonho de repetir no Brasil a façanha de 1950.

MORDIDA pode tira Suárez da Copa

foto 3 página 2

Chiellini mostra ombro que teria marca de dentes do uruguaio

O principal jogador do Uruguai, Luiz Suárez, pode ficar fora do restante da Copa do Mundo. Por ter mordido o ombro do italiano Giorgio Chiellini, o atacante do Liverpool corre o risco de ser suspenso pela Fifa por 24 jogos e ou dois anos. O episódio ocorreu no segundo tempo do jogo desta terça-feira, na Arena das Dunas, em Natal. O arbitro mexicano, Marco Rodríguez, não viu a suposta mordida de Suárez.

As câmeras mostraram que o jogador uruguaio fez um movimento com a boca em direção ao adversário, que reagiu com ação brusca, movimentando o braço. O caso será investigado pela Fifa, antes de decidir se irá punir Luiz Suárez.

O “vampiro” uruguaio é reincidente. Essa mania estranha já aconteceu em outras duas oportunidades. Em abril de 2013, Suárez deu uma mordida no zagueiro Ivanovic, do Chelsea, durante disputa de clássico pelo Campeonato Inglês. Antes, em 2010, ele mordeu o ombro de Otman Bakkal, do PSV, quando jogava pelo Ajax, da Holanda.

Demissão

foto 4 página 2Os resultados desta terça-feira determinaram que dois técnicos – imediatamente à eliminação – pedissem demissão. Cesare Prandelli (foto) não precisou chegar à Roma para anunciar a decisão de deixar o comando da equipe italiana. Não é só treinador que cai. O presidente da Federação Italiana de Futebol, Giancarlo Abate, também entregou o cargo de maneira irrevogável. Frustrado com a perda da classificação no último minuto, o técnico da Costa do Marfim, o francês Sabri Lamouchi, também pediu demissão.

Costa Rica é primeiro do grupo

foto 2 página 2

Keilor Navas teve trabalho para segurar empate com Inglaterra

Foi um jogo tecnicamente fraco. Costa Rica e Inglaterra não conseguiram contagiar o público que compareceu ao Minerão no começo da tarde desta terça-feira. O empate por zero a zero assegurou os costarriquenhos na primeira colocação do Grupo D, com sete pontos – um a mais do que o Uruguai. Já a Inglaterra se despede melancolicamente: apenas um empate e duas derrotas.

No início do jogo, Campbell quase abriu o marcador. Depois disso, a Inglaterra passou a dominar o meio-campo e deu trabalho para o goleiro Navas. O técnico inglês Roy Rodgson deu chances aos reservas nesta partida e permitiu que Lampard se despedisse da seleção. Os dois volantes, que marcaram numa geração do futebol da Inglaterra – Franck Lampard e Steven Gerrard – encerram o ciclo de serviço à equipe nacional.

A Costa Rica passa a ter o sonho real de avançar além das oitavas de final da Copa do Mundo. Seu adversário nesta próxima fase será a fraca Grécia – jogo marcado para domingo, às 17h, na Arena Pernambuco. Quem passar por esse confronto de “zebras” irá encarar o classificado entre Holanda e México.

ITÁLIA (0)

Buffon

Berzagli

Bonucci

Chiellini

Damian

Pirlo

Sciglio

Verrati (Thiago Mota)

Marchísio

Balotelli (Parolo)

Immobille (Cassano)

T. Cesare Prandelli

 

URUGUAI (1)

Muslera

Giménez

Godín

Cáceres

Álvaro González

Arévalo Rios

Álvaro Pereira (Stuani)

Cristian Rodríguez (Ramírez)

Lodero (Maxi Pereira)

Cavani

Luiz Suárez

T. Óscar Tabárez

Árbitro: Marco Rodríguez (México). Local: Arena das Dunas, em Natal/RN.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções