Diário da Manhã

sábado, 04 de maio de 2024

Notícias

Feira da Cara Preta é contraponto ao devaneio “farroupilha”

16 setembro
17:11 2014

Programação diferenciada na semana que delira com os feitos da discutível “Revolução Farroupilha”. Trata-se da 3ª edição da “Feira da Cara Preta”, que acontece como contraponto ao frenesi por pretenso heroísmo e valentia da gauchada. Entre os dias 19 e 22 de setembro no Mercado Público, bancas, exposições, oficinas, apresentações musicais e rodas de conversa. A realização reúne Cooperarte e Bibliotheca Pública Pelotense.

ABERTURA na sexta-feira com o grafite do talentoso Beethoven Mendonça. Também a participação do DJ Vagner Gomes, e a música da cantora Daniela Brizolara.

Primeira edição da feira ocorreu em maio de 2013. A segunda edição aconteceu em Rio Grande. Retornando à cidade, organizadores mencionam: “O 20 de setembro é uma data controversa para o movimento negro. Se por um lado representou a possibilidade de construção de uma sociedade livre, por outro, seu desfecho foi concluído pelo conluio que levou ao massacre de Porongos. As comemorações que tomam lugar na Semana Farroupilha exaltam o heroísmo e bravura do povo gaúcho, mas reforçam os mecanismos que insistem em manter no esquecimento a participação da enorme população negra que tomou partido durante o conflito, pegou em armas, foi massacrada e jogada de volta ao sistema escravista sem respeito e dignidade alguma”.

(C0G0Y)

Daniela Brizolara

Daniela Brizolara

DJ Vagner Borges

DJ Vagner Borges

“Beethoven” Mendonça

“Beethoven” Mendonça

 

 

Comentários ()

Seções