Festejos Farroupilhas trazem mais de 100 atividades até domingo
Programação que busca enaltecer a cultura gaúcha ocorre nos Centros de Tradições Gaúchas e na Associação Rural
Até domingo (21), mais de uma centena de atividades que buscam enaltecer a cultura gaúcha e celebrar o 20 de Setembro, data em que teve início a Revolução Farroupilha, em 1835, no Rio Grande do Sul, vão acontecer nos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) do município e na Associação Rural. A Prefeitura de Pelotas é apoiadora dos Festejos Farroupilhas, sob organização da 26ª Região Tradicionalista (RT), que trazem bailes, comidas típicas, apresentações de danças tradicionais e muitas outras atividades, com destaque para sete shows, no final de semana, e desfile às 10h de sábado, na avenida Bento Gonçalves, com cerimônia de recepção aos cavalarianos com a chama crioula, às 11h.
Na sexta-feira (19), a programação será mais do que especial, destinada aos estudantes das redes pública e particular do município. O encontro será das 14h às 18h, contando com uma estrutura preparada para receber o público infantojuvenil, com apresentações de invernadas mirins, oficinas, hora do conto com histórias gauchescas, atividades lúdicas, mateada com distribuição de erva e água, além de ensinar os mais jovens a preparar o próprio mate, passeio a cavalo e jogos tradicionais, como “laço na vaca parada” e “jogo do osso”. A organização estima receber mais de 500 jovens.
O Colégio Pelotense levará uma apresentação de dança por meio do seu Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sinuelo, enquanto a Escola Dr. Berchon irá com um grupo musical da instituição, com músicas tradicionalistas, e a Escola Nestor Elizeu Crochemore estará presente com o seu Centro de Núcleo Nativista (CNN) Raízes da Tradição.
Outras participações da Prefeitura, que acontecem no espaço planejado pela Secretaria de Turismo, serão os brinquedos infláveis do projeto Vida Ativa, da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), que estarão disponíveis ao longo dos três dias, a Escolinha de Trânsito da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), e o projeto Zooando na Escola, com orientações sobre zoonoses e cuidados de prevenção, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) junto à Secretaria de Educação (SME).
No sábado e domingo (20 e 21), a Associação Rural será palco de apresentações artísticas promovidas pelos CTGs do município, como shows musicais, danças de invernadas e declamações, reverenciando a história e a herança cultural do Estado. Além disso, haverá comércio no local a partir do dia 20 e shows de grandes nomes, como Jari Terres, Alemão Preto, Kininho Dornelles, Robledo Martins e Rui Carlos Ávila.
De acordo com a secretária Geral de Governo, Miriam Marroni, a Semana Farroupilha é o momento de ressaltar a história, a cultura, a origem e a identidade de vida. “Orgulho esse que será representado em várias festividades, que contarão com a participação de toda a comunidade tradicionalista, com muita alegria, gastronomia, dança, música e shows.”, explicou.
Ao longo de toda a semana, nos CTGs Cel. Thomaz Luiz Osório, Negrinho do Pastoreio, Os Farrapos, Lanceiros de Santa Bárbara, Sentinela dos Pampas, Cancela Grande, Carreteiros do Sul, Unidos da Querência e União Gaúcha João Simões Lopes Neto, haverá rodeios artísticos, rondas juvenis, apresentações artísticas, gincanas, tertúlias livres, cantos da meia-noite, jantares dançantes, bailantas, bailes e fandangos, almoços, celebração religiosa, culto crioulo, mostras culturais, entrega de comendas, solenidades, oficinas, ensaios abertos e visitação de escolas.
A Prefeitura, via Secretaria do Turismo (Setur), também está organizando diversas atividades na Associação Rural como visitação de escolas, escolinha de trânsito, hora do conto, apresentações artísticas de dança, música e declamações, no Espaço Gaúcho, na Associação Rural.

Os desfiles
A programação do dia 20 inicia às 8h15min, com a recepção das entidades participantes e convidados, no Altar da Pátria. Às 8h30min será realizada a homenagem da Maçonaria, no busto do General Bento Gonçalves, no Altar da Pátria. A abertura oficial está prevista para às 9h, com a presença do prefeito Fernando Marroni, que fará o hasteamento dos pavilhões e o acendimento da centelha, no Altar da Pátria. Às 9h30min será feita a revista da tropa, na rua Gonçalves Chaves, e às 10h, iniciam os desfiles, na avenida Bento Gonçalves. Após os desfiles, será realizado o encerramento da Semana Farroupilha, com o descerramento das bandeiras e extinção da chama.
Interrupções no trânsito
As interrupções de trânsito, no dia 20, começam a valer a partir das 5h e prosseguem até o fim das atividades comemorativas. A rua Gonçalves Chaves e adjacentes, que serão utilizadas para a concentração, serão interditadas entre as avenidas Dom Joaquim e Bento Gonçalves. A avenida Bento Gonçalves terá bloqueio total do trânsito na pista em direção ao Fragata, da rua Almirante Barroso até a Santos Dumont. No parque Dom Antônio Zattera, estará em funcionamento a feira-livre, como tradicionalmente ocorre aos sábados. Consumidores devem procurar vias alternativas para acesso.
Transporte coletivo
A tabela de horários de circulação dos coletivos no feriado farroupilha permanecerá sem alterações e pode ser consultada no endereço www.portalprati.com.br. Os trajetos que serão alterados são das linhas Zona Norte, Porto, Bom Jesus, Laranjal e Padre Réus/Rodoviária.
Feira-livre
A feira-livre de sábado, no entorno do parque Dom Antônio Zattera, será mantida no mesmo local e horário no feriado do dia 20, dedicado à Revolução Farroupilha. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Prefeitura foi determinante para atender ao desejo dos feirantes de não alterar a rotina da feira, ainda que com desfiles tradicionalistas programados para a avenida Bento Gonçalves.
Fotos: Ricardo Bandar e Volmer Perez







